RECUPERAÇÃO DOS MERCADOS ACIONÁRIOS DEVE AJUDAR OS FUNDOS AUSTRÍACOS A SEGUIR EM FRENTE


A recuperação dos mercados de ações registrada no verão europeu ajudou os Pensionskassen da Áustria a melhorarem o seu desempenho no primeiro semestre do ano. Os retornos do terceiro trimestre impulsionaram a performance anual até o momento, que atinge, em média, 3,3%.

A volatilidade do mercado ocasionada pelo Brexit havia prejudicado os retornos ao longo dos primeiros seis meses de 2016, com os fundos de pensão austríacos registrando uma rentabilidade média de 0,22%.  

Nos meses seguintes, no entanto, as alocações em renda variável - de 30%, em média -  ajudaram a dar novo fôlego aos retornos obtidos até agora. Em anos recentes, na maioria dos trimestres, as alocações em renda variável giraram em torno de 30%, mas em junho de 2016 mantiveram-se na casa dos 25% segundo estatísticas oficiais do OeKB.

No mais recente boletim trimestral da associação de fundos de pensão (FVPK), o presidente da entidade, Andreas Zakostelsky, destacou que os mercados de títulos também contribuíram para o resultado.

“Os títulos corporativos tiveram um crescimento positivo e os títulos de mercados emergentes chegaram a registrar retornos de dois dígitos”, disse ele.

Os títulos ainda representam a maior parte das carteiras dos fundos de pensão austríacos, uma média de pouco mais de 60%.  

No final de junho, a participação desses ativos nas carteiras chegou a 68% à medida que as alocações em renda variável diminuíram.

A volatilidade média dos portfólios nos períodos de três e cinco anos foi de 4,62%, aumentando para 4,7% no período de referência de 10 anos.

A melhoria dos dados de rentabilidade até o momento deve ajudar os Pensionskassen austríacos a superar a marca de € 20 bilhões em volume de ativos sob gestão até o final do ano, patamar que havia sido superado pela última vez em dezembro de 2015.

Em 2015, a rentabilidade média dos fundos de pensão austríacos foi ligeiramente inferior a 2,4%.

No início deste ano, a associação FVPK apresentou propostas para fomentar o segundo pilar previdenciário do país, entre elas a oferta de incentivos para acordos coletivos de trabalho e a criação de um novo veículo de poupança de longo prazo. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br