REGULADOR EXIGE BOA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO EM NOVO CÓDIGO PARA PLANOS CD


Um novo código proposto pela Pensions Authority estabelece que os planos CD irlandeses devem oferecer uma boa relação custo beneficio para os participantes, além de facilitar as comparações entre fundos.

 

As minutas dos códigos de governança para os planos CD, elaboradas após um processo de consulta pública sobre padrões mínimos de qualidade em 2013, demandam que o item “custo beneficio” seja incluído numa espécie de registro de riscos do plano - a ser atualizado regularmente.

 

Outros princípios propostos pela autoridade incluem a forma como os conselheiros lidam com gestores de investimento e como a comunicação com o participante deve ser estruturada, além de impor que todos os riscos - incluindo custos, investimentos, regulação e fraude - sejam devidamente abordados num plano abrangente de gestão de riscos.

 

A autoridade afirma que nos casos em que os riscos não forem tão severos a ponto de ameaçar o futuro do plano, caberá aos conselheiros decidir a melhor maneira de limitar o seu impacto.

 

A agência incluiu a relação custo-benefício como um dos riscos a serem monitorados pelos conselhos. Os técnicos da autoridade afirmam que embora não haja uma definição clara do que seja uma boa relação custo benefício, só é possível gerar valor quando os serviços e benefícios forem melhores do que aqueles oferecidos por planos similares. A abordagem transfere para os fundos a responsabilidade de reduzir custos caso estejam cobrando mais do que outros participantes da indústria.

 

O enfoque nos custos está alinhado ao desejo do governo irlandês de ver o mercado consolidado e ganhando escala. Brendan Kennedy, titular da Pension Authority, já havia expressado o desejo de ver o número de planos CD cair para cerca de 100.

 

A autoridade já sujeitou os novos códigos ao escrutínio da indústria, que tem até o dia 16 de junho para se manifestar.  



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br