CIDADÃOS EUROPEUS PRECISAM TRABALHAR MAIS PARA MANTEREM-SE SOLVENTES
De acordo com relatório publicado pela Comissão Europeia, os cidadãos do continente precisarão trabalhar até atingir a idade oficial de aposentadoria, normalmente de 65 anos, caso desejem receber uma renda adequada.

O “2015 Pension Adequacy Report” avaliou todas as modalidades de renda de aposentadoria - tanto públicas quanto privadas - disponíveis aos homens e mulheres da União Europeia.

O estudo concluiu que as políticas de emprego nos 28 países-membros deveriam estimular os trabalhadores a permanecer no mercado por mais tempo. No entanto, o estudo também salienta ser necessário que os sistemas previdenciários deem proteção aos indivíduos que não possam se manter na ativa tempo suficiente para acumular direitos previdenciários que lhes garantam um benefício razoável.

“As reformas previdenciárias recentes tiveram como enfoque a garantia de benefícios para uma parcela bem mais ampla da população idosa sem que isso implique, necessariamente, no desequilíbrio das contas públicas”, afirma Marianne Thyssen, comissária da área de Emprego, Assuntos Sociais, Capacitação e Mobilidade de Mão de Obra da Comissão.

“Isso só pode ser alcançado se a grande maioria das pessoas tiver a oportunidade de continuar trabalhando até atingir a idade de aposentadoria oficial. Por isso, devemos priorizar investimentos em capacitação e saúde a fim de permitir que as pessoas tirem proveito dessas oportunidades.”

“Também precisamos ser solidários com aqueles que não possam, embora necessitem, recorrer ao auxílio desemprego ou invalidez antes de atingirem a idade de aposentadoria.”

Os Estados-membros da União Europeia realizaram diferentes reformas com o objetivo de controlar os gastos públicos com o pagamento de pensões.

O relatório elaborado pela Comissão reconheceu que a maioria dos países da União Europeia aumentou as idades mínimas de aposentadoria tanto para homens quanto para mulheres, embora algumas nações precisem fazer mais para equilibrar seus sistemas. 



Public Finance International
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br