SUPER FUNDOS AUSTRALIANOS DEVEM BATER META ATUARIAL
Os retornos dos fundos de superannuation australianos voltaram a se recuperar nos últimos dois meses.

Segundo dados da SuperRatings, o fundo equilibrado intermediário obteve retornos de 1,7% no ano fiscal até o momento; em abril, os ganhos ficaram em 1,4%.

 

O presidente da agência SuperRatings, Jeff Bresnahan, disse que a rentabilidade positiva no ano fiscal que termina em junho “ainda não é certa”, mas os investidores estão mais otimistas.

 

“Fora dos mercados de ações, os retornos globais na renda fixa são baixos ou nulos e as políticas de taxas de juros negativas se apresentam como um verdadeiro desafio para os fundos que buscam alcançar suas metas de risco e retorno.”

 

Os participantes dos super fundos obtiveram 9,6% de retorno no ano fiscal 2014-15, mas a poupança sofreu um baque face ao pior início de ano já registrado no mercado de ações e ao aumento da volatilidade da taxa de câmbio do dólar australiano.

 

“Estamos preocupados com o impacto que as taxas de juros mais baixas terão sobre os retornos dos fundos de pensão, já que muitos aposentados dependem de juros fixos e moeda para compensar os saques das contas de aposentadoria”, disse Bresnahan.

 

“Embora as taxas baixas sejam boas para os tomadores de empréstimos, são os poupadores que arcam com os custos. Taxas de juros baixas e persistentes certamente terão um impacto negativo sobre a longevidade das contas de aposentadoria.”

 

Os fundos equilibrados têm como meta atuarial de longo prazo o Índice de Preços ao Consumidor mais 3,5%. Os retornos registrados nos últimos três, cinco e sete anos permanecem acima desse nível. Contudo, no período de 10 anos, o retorno mantem-se em 5,2% (abaixo da meta), sobretudo em função do péssimo resultado obtido no presente exercício e dos impactos da crise financeira mundial que ainda se fazem sentir.

 

A pressão causada por expectativas de retorno mais elevadas começou a vir à tona quando Peter Costello, presidente do Future Fund (US$ 117 bilhões sob gestão), pediu ao governo que reduza a meta atuarial para IPC + 4,5% - 5,5%.  

 

O Future Fund registrou seu primeiro trimestre negativo desde 2012 e sua rentabilidade no atual exercício é de apenas 0,2%, bem abaixo da meta de 4,3%.   


The Australian
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br