PARTICIPANTES BRITÂNICOS DE FUNDOS DE PENSÃO PAGAM ANUALMENTE £2 BILHÕES EM TAXAS DESNECESSÁRIAS


A ampla regulação introduzida nos mercados desenvolvidos nos últimos anos teria supostamente como alvo o investidor final, de varejo. Ainda assim, após quase oito anos de normas implacáveis ​​impostas às operações dos mercados de investimento, alguém poderia de fato olhar a maneira como os produtos de investimento, em especial os produtos previdenciários, são vendidos ao consumidor final, impondo um limite às taxas que acabam por reduzir os retornos obtidos.


Uma nova pesquisa realizada no Reino Unido sugere que os poupadores que trabalham duro e sofrem com a falta de aconselhamento financeiro pagam mais de £ 2 bilhões em taxas desnecessárias a cada ano, informa um relatório produzido pela consultoria Profile Financial. E antes que façamos qualquer referência a iniciativas regulatórias da UE, lembrem-se que o Brexit agora é uma realidade, o que pode significar que todos os ganhos trazidos pela regulação do bloco sejam perdidos daqui para frente.

 

O relatório sugere que £180 bilhões em poupança previdenciária estão se esvaindo em fundos de pensão que deixam de entregar os resultados prometidos e que a taxa média anual paga pelas pessoas sobre a poupança previdenciária é de 1,47%. No entanto, alguns provedores de planos mais modernos chegam a cobrar apenas 0,34%, ou seja, mais de £2 bilhões estão sendo pagos, a cada ano, em taxas desnecessárias. A diferença entre as menores taxas anuais e a taxa média pode não parecer muito significativa para o poupador individual, mas os encargos tendem a atingir um valor considerável se levarmos em conta toda a carreira profissional do indivíduo. Um participante de 35 anos de idade com uma poupança média (em níveis nacionais) de £22 mil, que pague a taxa média de 1,47%, poderia poupar mais de £9 mil se optar por um provedor que cobre a taxa mais baixa, de 0,34%.

 

Em parte, cabe ao poupador fazer esse trabalho. Três quartos (73%) dos poupadores britânicos não verificam se os planos estão tendo um bom desempenho e 60% não sabem o quanto pagam em taxas anualmente. Esses números não chegam a surpreender levando-se em conta que 41% das pessoas nunca conversaram com um consultor financeiro ou gestor do plano sobre a sua pensão. Como resultado, mais de um terço (38%) das pessoas não sabe qual é a rentabilidade dos investimentos previdenciários e parcela similar (38%) não tem ideia do nível de risco de tais investimentos.

 

 “Para a maioria das pessoas, a poupança previdenciária é o seu maior ativo financeiro depois da casa própria. Mas enquanto todo mundo sabe o valor do seu imóvel e quanto custa a parcela mensal do financiamento da propriedade, pouquíssimas pessoas têm ciência do quanto já acumularam no fundo de pensão e qual os valor das taxas pagas anualmente”, diz Simon Vella, especialista previdenciário na Profile Financial. “As taxas são um escândalo, mas a questão é bem mais ampla. Muitas vezes o dinheiro é mal investido, em desacordo com as expectativas individuais, o que pode levar impedir o individuo de aproveitar as novas liberdades previdenciárias quando quiser se aposentar.”

 

Billy Burrows, especialista previdenciário independente, acrescenta: “Os poupadores com planos mais antigos correm o sério risco de perder dinheiro em função das elevadas taxas cobradas sobre sua poupança. Os poupadores trabalham duro a vida inteira zelando pelo bem de terceiros, então o mínimo que se espera é que suas reservas previdenciárias recebam o tratamento adequado a fim de lhes prover uma aposentadoria confortável”. 



FTSE Global Markets
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br