IPEC ESBOÇA REGULAÇÃO PARA LIDAR COM CONSELHEIROS DE FUNDOS DE PENSÃO


A Insurance and Pension Commission (IPEC) da Nova Zelândia acaba de esboçar uma nova regulação para lidar com más práticas por parte de conselheiros previdenciários.

Tendai Karonga, comissário da IPEC, disse que a má governança da agência a levou a repensar suas práticas e tornar seus controles internos mais rígidos.

 “Trata-se basicamente de uma abordagem legal. Definimos alguns procedimentos na regulação que os conselheiros deverão seguir. Falta agora apenas a aprovação do Ministério da Fazenda”, diz Karonga.

Práticas ruins de governança corporativa estão entre os principais desafios da indústria de fundos neozelandesa. Por exemplo, apesar da maioria dos conselhos contar com representantes de empregados e empregadores, normalmente os representantes dos empregadores é que dominam as decisões, de forma que algumas delas acabam não protegendo os interesses dos participantes como deveriam.

Esse desequilíbrio gera conflitos entre os conselheiros, levando a decisões de investimento equivocadas com critérios pouco vantajosos para as entidades. A IPEC também observou que os patrocinadores vinham alugando as propriedades dos fundos a preços abaixo dos praticados no mercado.

Karonga afirmou que as taxas administrativas chegam a 23%, o que significa que para cada $1 em contribuições somente $ 0,77 ficam disponíveis para investimento. “Em função disso e dos baixos retornos dos investimentos, muitos participantes terão suas expectativas de renda de aposentadoria frustradas.”

“Isso pode acabar manchando a reputação da indústria como um todo”, acrescentou.

A Comissão observou ainda que a falta de sistemas de TI tem resultado na ausência de registros adequados dos participantes. “Por exemplo, solicitamos informações como a data de entrada no plano e o histórico contributivo e de renda de alguns participantes, e em muitos casos essas informações vieram incompletas”, conclui Karonga. 

 



The Herald
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br