SURGEM OS 'INVESTIMENTOS DE IMPACTO' PARA FUNDOS DE PENSÃO


A maioria dos fundos de pensão canadenses ainda não se aventurou pelos investimentos de impacto - que geram não apenas retornos financeiros, mas benefícios para o meio-ambiente - devido às poucas oportunidades disponíveis.

Como os projetos de impacto no país, em geral, deixam a desejar em termos de tamanho, os acordos acabam não apresentando uma boa relação custo beneficio para os fundos de pensão em função das despesas relacionadas ao processo de  ‘due dilligence’, afirma Adam Spence, diretor do Centro de Investimentos de Impacto (Centre for Impact Investing- MaRS) durante conferência organizada, em Toronto, pela Associação de Investimentos Responsáveis (Responsible Investment Association). “Uma transação envolvendo 25 mil, um milhão ou dez milhões custa o mesmo para ser analisada”, disse Spence.

Os investimentos de impacto abrangem um amplo leque de ativos, incluindo dívida pública e privada, private equity, imóveis e venture capital. Atualmente, o segmento imobiliário é o que oferece oportunidades interessantes para os fundos de pensão - em especial no que tange aos imóveis de baixo custo e centros comunitários.

“Se olharmos a base de ativos dos domicílios de baixa renda hoje, veremos que envolve bilhões de dólares e um fluxo de renda estável”, explica Spence, acrescentando que tais ativos, além de fácil gestão, ajudam a diversificar as carteiras e são mais ‘resistentes’ que os shopping centers que figuram nas carteiras dos fundos de pensão de grande porte, incluindo o Canada Pension Plan.

Contudo, vale ressaltar que a mensuração dos impactos dos projetos pode ser tarefa árdua. “Percebemos que as pessoas estão acostumadas ao uso de métricas. Porém, como se faz para medir algo como o impacto?, diz Paul Richardson, presidente da Renewal Funds, firma de investimento baseada em Vancouver. Em sua opinião, uma maneira de atrair a atenção dos investidores institucionais ‘é dar a eles um conjunto de medidas bem elaboradas que lhes permita atribuir determinada pontuação a cada projeto, facilitando, assim, a comparabilidade entre diferentes oportunidades de investimento’.

No Canadá, os fundos mais engajados são os da província de Quebec, informa Spence. “Em Quebec, a solidariedade e a economia social são aspectos bastante relevantes que se encontram em estágio avançado”, acrescenta.

Os investimentos de impacto são diferentes dos investimentos socialmente responsáveis (Socially Responsible Investing - SRI). Os SRI consistem em prover capital para empresas ou fundos que obedeçam a padrões ambientais, sociais e de governança, embora essas companhias ou fundos não tenham o propósito exclusivo de promover alguma mudança ambiental ou social. Já os investimentos de impacto têm como objetivo levantar capital para entidades cuja principal missão seja oferecer soluções para temas sociais e ambientais específicos.

Normalmente, os SRI envolvem companhias listadas, ao passo que nos investimentos de impacto os recebedores de recursos são empresas privadas ou organizações sem fins lucrativos, entre outros.  



Benefits Canada
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br