GRANDES FUNDOS DE PENSÃO "ESCORREGAM" PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL


De acordo com uma pesquisa da Willis Towers Watson, os ativos totais dos 300 maiores fundos de pensão do mundo caíram pela primeira vez desde o início da crise financeira global.

O relatório P&I/Willis Towers Watson Global 300 mostra que em 2015, os ativos totais sofreram redução de mais de 3%, anulando o crescimento de pouco mais de 3% observado em 2014. Desde a crise financeira mundial, o crescimento acumulado dos ativos chega a 19%.

Embora o volume de ativos tenha diminuído globalmente no ano passado, a Austrália saiu-se relativamente bem, com os fundos de pensão locais registrando, em agregado, uma taxa de crescimento de 6% (em dólares). 11 dos 16 fundos australianos constantes na lista melhoraram a sua classificação em relação ao ranking de 2014, com destaque para o Hostplus, Sunsuper e Cbus.

“As marés contínuas de aumento e queda de ativos associadas ao aumento constante dos passivos indicam como é difícil para os fundos cumprirem a sua missão”, disse o consultor sênior de investimento da Willis Towers Watson, Paul Newfield.

“A governança, a clareza da missão e as crenças de investimento são áreas-chave para qualquer fundo. Nós acreditamos que os fundos aderentes às melhores práticas é que irão semear o sucesso de longo prazo, beneficiando, assim, todos os stakeholders.”

Referindo-se a Austrália, Newfield acrescentou: “Houve uma certa movimentação no ranking nos últimos cinco anos. Os vencedores provavelmente possuem carteiras totalmente diversificadas que têm boa performance em momentos de estresse e cujo enfoque é sobre os retornos totais ao invés de relativos. Na Austrália, a abordagem de cada fundo em relação à moeda também é um fator diferenciador.”

“Outro diferencial dos fundos vencedores é a sua capacidade de inovar, um aspecto decisivo no atual ambiente de baixo crescimento.”  

Alguns investidores têm obtido bons resultados ao adotarem uma abordagem inovadora em relação ao beta associado a todos os possíveis drivers de retorno de suas carteiras, além de buscarem, ao mesmo tempo, capturar alfa com um enfoque adequado.” 



Financial Standard
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br