FAMÍLIAS AMERICANAS SACRIFICAM A POUPANÇA PREVIDENCIÁRIA EM PROL DA EDUCAÇÃO


Em estudo recente, o LIMRA Secure Retirement Institute declarou que um número cada vez maior de famílias americanas está adiando o início do acúmulo de poupança previdenciária para mandar os filhos para a universidade. O estudo, conduzido junto a 1000 famílias em julho de 2015, apurou que quase 11% reduziram os aportes aos planos de aposentadoria, enquanto 10% dos pais com meia idade optaram por sacar recursos do fundo de pensão para pagar pela educação dos filhos. O estudo também revelou que 33% dos pesquisados estariam dispostos a investir menos na aposentadoria caso isso trouxesse benefícios para a formação dos dependentes.

Aumento dos custos com educação 

Segundo o especialista em planejamento financeiro Marty Walsh, o custo da formação universitária vêm crescendo mais que a inflação, fazendo com que os investimentos em poupança previdenciária tornem-se cada vez mais escassos. Em geral, os adolescentes só conseguem decidir sobre o seu futuro profissional ao chegar no ensino médio, colocando seus pais na difícil situação de ter que levantar recursos rapidamente para financiar suas aspirações. 

Pressão Econômica 

Um estudo realizado pela Sallie Mae em 2013 indicou que as famílias estariam poupando mais com o intuito de enviar os filhos à universidade. A situação econômica também dificultaria o processo de acúmulo de poupança daqueles que desejam constituir uma reserva financeira para casos de acidente, doença e outros eventos não planejados. Esses indivíduos agora se veem obrigados a utilizar tais recursos para pagar pela educação dos filhos. O levantamento, que abrangeu 1600 famílias, revelou que quase metade dos pais consultados priorizam a educação em detrimento da poupança previdenciária. Felizmente, a outra metade afirmou que tanto a aposentadoria quanto a educação seriam prioridades, e que estariam buscando uma forma de alcançar  ambos os objetivos. 

Economizar para financiar a educação sem sacrificar a poupança de aposentadoria 

Os chefes de família precisam planejar o futuro, mantendo os níveis de inflação em mente, a fim de evitar desequilíbrios. Como os empréstimos junto a planos de pensão como os 401(k) geram tributação e envolvem taxas de juros pouco atrativas, é mais interessante investir nos Planos de Poupança Universitária 529 (529 College Savings Plan). Tais planos permitem que os pais economizem desde que os filhos ainda são pequenos, além de admitirem saques ocasionais, livres de impostos, para fazer frente a taxas de matrícula e custos similares. Uma pesquisa realizada em 2012 pela College Savings Foundation apurou que muitos pais conseguiram acumular entre US$ 10 mil e US$ 25 mil nesses planos até que os filhos atingissem a idade de entrada na faculdade. Tal abordagem demonstra que aqueles que investem sabiamente não precisam sacrificar sua poupança de aposentadoria para financiar a educação. 



Financial Buzz
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br