Fundo de Oficiais da Marinha Mercante busca proteção contra o risco de longevidade junto à Pacific Life Re


O Fundo de Pensão dos Oficiais da Marinha Mercante - MNOPF, de Surrey, Inglaterra (US$2,3 bilhões sob gestão), buscou proteção contra o risco de longevidade junto à Pacific Life Re, informou o CEO Andrew Waring.

            A fim de tornar a transação mais eficiente sob o ponto de vista econômico, o fundo trabalhou com a consultoria Towers Watson para criar a Guernsey company, MNOPF IC Ltd., que atuou como intermediária.

            A transação abrangeu o plano BD da entidade, denominado de “New Section”.  O MNOPF havia fechado o plano chamado de “Old Section” em 1978, tendo completado, em julho, uma transação de buyout no valor de £1,3 bilhões para esse plano.

            Waring afirmou que o negócio de £1,5 bilhões cobriu cerca de 55% dos passivos totais do fundo, avaliados em £2,8 bilhões, abrangendo todos os 16 mil participantes. “Não é muito diferente do acordo fechado pelo fundo da BT (£40 bilhões), que criou uma companhia seguradora do nada antes de completar a transferência do risco de longevidade para a Prudential Insurance Co., em julho de 2014.”

            “A diferença é que o plano é bem menor. A MNOPF IC atua como intermediária em relação à resseguradora. Trata-se de um arranjo muito mais eficiente sob o ponto de vista do capital. O fundo transferiu o risco para a MNOPF IC, que então ressegurou o risco junto à Pacific Life Re.”

            Waring disse que o fundo de pensão começou a estudar a cobertura do risco de longevidade há cerca de 15 meses. A Towers Watson tem a função de desempenhar o papel de CIO do fundo. Após encontrar uma resseguradora em julho passado, o negócio foi fechado em cerca de dois meses.

            Os passivos restantes dizem respeito a 700 participantes ativos do fundo, bem como a antigos empregados que ainda não se aposentaram. “Em algum momento posterior poderemos ressegurar mais participantes à medida que forem se aposentando. Cerca de £100 milhões em passivos ‘surgem” para nós a cada ano”, disse Waring.

Fonte: Pensions & Investments

 




Pensions & Investments
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br