INSCRIÇÃO AUTOMÁTICA PODE DUPLICAR O NUMERO DE PARTICIPANTES EM PLANOS CD ATE 2030, AFIRMA O PENSIONS POLICY INSTITUTE


O Pensions Policy Institute (PPI) britânico publicou o relatório ‘How will automatic enrolment affect pension saving?, que analisa os potenciais efeitos que a inscrição automática terá sobre participantes, patrocinadoras e níveis de poupança do país. A pesquisa demonstra que a ampla maioria dos novos poupadores do setor privado inscritos automaticamente deverão aderir a planos de Contribuição Definida (CD).

As decisões tomadas pelos empregadores também deverão influenciar o nível de poupança alcançado em função da adesão automática. A atual proporção de desfiliação aos planos gira em torno dos 9%-10%, embora esses números possam vir a aumentar à medida que as pequenas e médias empresas começam a inscrever seus funcionários.

Caso a proporção de desfiliação aos planos mantenha-se em 9%, 8,5 milhões de pessoas poderão começar a poupar para a aposentadoria até 2030, fazendo com que o total de indivíduos filiados e contribuindo ativamente para os planos corporativos chegue a 15 milhões, com a ampla maioria filiada a planos CD. Entretanto, se a taxa de desfiliação atingir 25%, pode haver apenas 6,5 milhões de novos poupadores em 2030 e um total de 13 milhões de participantes em planos oferecidos pelas empresas.

Levando-se em consideração os diferentes cenários, até 2030, o valor dos ativos em planos CD corporativos pode variar entre £455 bilhões e £495 bilhões (tendo como referência os valores de acumulação de 2014), em comparação a um total de ativos de £350 bilhões caso a inscrição automática não tivesse sido introduzida no país. Dependendo do contexto, o total de ativos CD no Reino Unido poderá superar o total de ativos BD em 2036.

A pesquisa também apurou que os patamares contributivos estipulados pelos empregadores deverão afetar os níveis de poupança dos empregados do setor privado. Diversos patrocinadores que já oferecem planos de pensão vêm inscrevendo seus funcionários e pagando contribuições que superam o patamar mínimo estipulado pela regulação de adesão automática. Entretanto, muitos dos que ainda não oferecem planos corporativos já manifestaram a intenção de inscrever seus empregados automaticamente pagando apenas o nível contributivo mínimo.

Daniela Silcock, pesquisadora sênior do instituto, afirmou: “Se levarmos em conta pressupostos bastante razoáveis acerca das taxas de desfiliação, poderemos ter até 15 milhões de novos poupadores nos próximos anos, além de uma poupança CD de £495 bilhões. Trata-se de uma mudança fenomenal no panorama previdenciário”.

“Um grande número de pessoas com planos CD irá atingir a idade de aposentadoria no futuro. Além disso, o governo irá flexibilizar as regras de acesso à poupança previdenciária a partir de 2015. Como resultado, teremos um cenário previdenciário muito diferente do que existe hoje”, acrescenta a pesquisadora.

Nigel Wilson, CEO do escritório Legal & General Group, observa: “A inscrição automática é um tremendo sucesso e demonstra o que pode ser alcançado quando governo, regulador e a indústria colaboram ativamente. Contudo, é preciso que as pessoas contribuam mais e se aposentem mais tarde caso queiram atingir a renda de aposentadoria almejada”.



PPI
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br