PARTICIPANTES ENFRENTAM "TEMPESTADE PERFEITA" APÓS BREXIT


O impacto econômico causado pelo Brexit deixou muitos fundos de pensão em polvorosa.

 

Na última sexta-feira, o jornal Financial Times informou que o déficit dos fundos de pensão do Reino Unido havia atingido a marca recorde de £900 bilhões (€1,08 trilhão), com o preço das ações registrando forte queda após a declaração do resultado.

 

Na Irlanda, os fundos de pensão, que em média possuem 25% das carteiras alocadas em ações do Reino Unido e zona do Euro, já sofriam pressão antes mesmo do referendo. A partir de agora, muitos irão enfrentar problemas ainda mais sérios.

 

A Mercer havia dito que a saída da Inglaterra afetaria os planos irlandeses. Na semana passada, a consultoria recomendou que os conselheiros previdenciários avaliassem os possíveis impactos das futuras oscilações de mercado. “A saúde financeira e a poupança previdenciária de muitas pessoas poderão sofrer alguma volatilidade no curto prazo. Qualquer um que busque segurança por meio da compra de uma anuidade vitalícia poderá se sentir mais vulnerável”, advertiu Aisling Kelly, da Mercer.

 

A Associação Irlandesa de Fundos de Pensão (IAPF) fez um apelo para que as pessoas não entrem em pânico. Seu presidente-executivo, Jerry Moriarty, assinalou que a menos que esteja perto da aposentadoria, o participante não precisa se preocupar com as perdas de curto prazo.

 

“Se você está se aproximando da aposentadoria, é provável que seus ativos sejam automaticamente transferidos para investimentos menos voláteis a fim de se evitar perdas que não possam ser recuperadas rapidamente”, disse Moriarty. A queda acentuada dos retornos dos títulos causada pelo Brexit  pode fazer com que o déficit dos fundos se aprofunde ainda mais.

 

“É provável que estejamos diante do pior dos mundos com a incerteza nos mercados de ações e de títulos”, afirmou Ray McKenna da Willis Towers Watson Irlanda.

 

Diante disso, McKenna classificou como ótima notícia a decisão do Departamento de Finanças de permitir que os participantes de planos BD que detenham títulos pessoais de aposentadoria (buy-out bonds) contratem, com tais recursos, os chamados “fundos de aposentadoria aprovados - ARFs”.  

 



The Irish Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br