FUNDOS SUÍÇOS REGISTRAM NÍVEIS DE FUNDEAMENTO MAIS ELEVADOS APESAR DOS RETORNOS MAIS BAIXOS


Os fundos de pensão suíços registraram rentabilidade média de 6,1% em 2013, patamar levemente inferior aos 7,4% obtidos em 2012, informou a agência de supervisão Oberaufsichtskommission (OAK).

Os números foram divulgados com base em informações providas por 91% dos fundos que operam na Suíça e que, até o momento, prestaram contas à agência. Os dados levantados são condizentes com pesquisas prévias realizadas pelas consultorias Towers Watson e Swisscanto.

Apesar dos retornos mais baixos, mais fundos de pensão sem garantia estatal apresentaram pelo menos 100% de fundeamento em 2013. A OAK informou que “apenas 13% (frente a 41% no ano anterior) dos fundos de pensão sem garantia estatal serão objeto de avaliação na condição de instituições com risco alto ou muito alto”.

A agência disse ainda que outras medidas - como a redução da taxa de conversão ou a migração para a modalidade de Contribuição Definida - também ajudaram a aumentar a capacidade dos fundos de absorver choques. Entretanto, a OAK salientou que “as pressões por maior rentabilidade permanecem altas à medida que as taxas de juros associadas à promessa previdenciária superam, e muito, as taxas de juros utilizadas para calcular o passivo”.

Segundo estatísticas oficiais, os fundos de pensão mantêm-se cautelosos no estabelecimento de parâmetros e cálculos. Em 2013, somente 29% utilizaram uma taxa de desconto superior a 3,5% (contra 47% em 2012).

O número de fundos de pensão que utilizam as mais modernas tábuas biométricas disponíveis no mercado aumentou para 91% (84%); desses, 22% (20%) incluem aumentos futuros na longevidade no cálculo dos passivos.

Em 2014, a OAK planeja ‘recalibrar os parâmetros de riscos’ para os fundos de pensão com o objetivo de facilitar a identificação de medidas a serem tomadas numa possível reforma do sistema. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br