BAIXAS TAXAS DE JUROS ATINGEM OS GRANDES FUNDOS DE PENSÃO HOLANDESES MAIS UMA VEZ


Quatro dos cinco principais fundos de pensão holandeses não possuem capital suficiente para atender às exigências do governo, informaram, por meio de declaração conjunta, os próprios fundos na última sexta-feira. A regulação exige que os fundos possuam uma taxa de cobertura mínima de 104%. Isso significa que seus ativos devem exceder, ainda que minimamente, as suas obrigações previdenciárias.

O fundo de pensão dedicado aos trabalhadores de construção civil, Bpfbouw, que possui 800 mil participantes, é o único dos cinco a alcançar o patamar mínimo de fundeamento. A entidade possui uma taxa de cobertura de 114,5%, 0,7 pontos percentuais a mais do que a registrada há três meses.

O gigante ABP, que atende ao funcionalismo público, registrou uma leve queda em sua taxa de cobertura, que atualmente é de 101,1%. O fundo possui 2,8 milhões de participantes. “Os ativos do ABP cresceram mais de 9 bilhões de euros no último trimestre, mas o nível de fundeamento diminuiu em função das baixas taxas de juros”, declarou o vice-presidente Cees de Veer. As taxas de juros utilizadas no cálculo dos passivos vêm caindo sistematicamente em meses recentes. 

O PME, fundo dos engenheiros holandeses (630 mil participantes), viu seu nível de fundeamento cair para 102,6%. Franswillem Briët, presidente da entidade, afirma que a política de juros do Banco Central Europeu só tende a piorar a sua posição financeira. “Manter as taxas de juros baixas impede a recuperação financeira dos fundos de pensão,” disse em entrevista ao site nu.nl. “O nosso retorno anual de 17,8% certamente me alegra, embora não seja suficiente.”

O fundo de pensão destinado aos profissionais da área de saúde, PFZW, que possui aproximadamente dois milhões de participantes, teve seu nível de cobertura diminuído de 105% para 102%.

O fundo que congrega os profissionais do ramo da engenharia eletrônica, o PMT (um milhão de participantes), por sua vez, conseguiu elevar sua taxa de cobertura, atingindo os 103%. Entretanto, a mesma ainda está abaixo do nível exigido pela regulação. 

DutchNews.nl
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br