INVESTIDORES INSTITUCIONAIS PEDEM A PAÍSES DO G-7 QUE APOIEM A REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO EM ESCALA GLOBAL


Representantes dos maiores fundos de pensão, fundos de dotação e gestão de capital do mundo assinaram uma carta destinada aos ministros da Fazenda dos Países-membros do G-7 pedindo-lhes que apoiem investimentos com baixo teor de carbono.

Redigida pelos grupos United Nations Principles for Responsible Investment, Investor Network on Climate Risk, Investor Group on Climate Change e Asia Investor Group on Climate Change, a carta foi assinada por mais de 120 investidores institucionais do mundo inteiro.

A iniciativa convoca os ministros das fazenda de países como Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos a apoiar um “pacto ambicioso” que visa reduzir as emissões de carbono em longo prazo. O objetivo é limitar o aumento da temperatura global média em apenas dois graus Celsius até 2040.

Os signatários também desejam que os ministros “firmem compromissos de redução de emissões em pequeno e médio prazo e elaborem planos de ação em nível nacional.”

A carta diz: “Nós acreditamos que a mudança climática seja um dos maiores riscos sistêmicos que temos de enfrentar. Com a iniciativa dos reguladores, os investimentos de baixo teor de carbono, bem como oportunidades favoráveis ao meio ambiente certamente virão, diminuindo o impacto ambiental e os perigos econômicos resultantes.”

A carta também afirma que serão necessários investimentos adicionais para que a meta possa ser alcançada, e clama por “medidas bem desenhadas que mudem os incentivos vigentes e garantam a implantação de tecnologias disponíveis, viabilizando, assim, um processo transitório justo para os trabalhadores e as comunidades.”

Se nada for feito no momento, medidas mais rigorosas se farão necessárias no futuro, segundo a carta. “Com medidas apropriadas, poderemos incentivar maiores investimentos em ativos de baixo carbono e avançar em direção a uma economia de baixo carbono.”

O grupo de signatários inclui os fundos suecos AP1, AP2, AP3, AP4 e AP7; os britânicos BT Pension Scheme e Universities Superannuation Scheme; os americanos California Public Employees’ Retirement System e California State Teachers’ Retirement System; e o AustralianSuper. 



Pensions & Investments
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br