SUPREMA CORTE DE NOVA JERSEY DECIDE QUE O GOVERNO NÃO PRECISA FAZER APORTES AO PLANO DE PENSÃO


Numa clara vitória do governador Chris Christie - mas não necessariamente das finanças do estado - a suprema corte de Nova Jersey decidiu, nesta terça-feira, que o governo não precisa fazer os pagamentos previamente acordados ao deficitário plano de pensão do estado. A medida evitará uma crise financeira em curto prazo, período em que Christie, que é republicano, deverá anunciar os seus planos de concorrer à presidência do país.

Baye Larsen, analista da Moody’s, deu a seguinte declaração:

 “A Suprema Corte de Nova Jersey decidiu que as contribuições ao plano de pensão não estão garantidas em contrato. A decisão evitou que o estado seja surpreendido, ao final do ano fiscal, por uma demanda por liquidez, o que geraria forte pressão sobre o orçamento. No entanto, a referida decisão perpetua o profundo déficit previdenciário, bem como o rápido crescimento dos passivos estaduais.

Em curto prazo, a decisão ajuda a estabilizar a situação fiscal do estado ao limitar os choques ao orçamento no final do ano fiscal, além de preservar o orçamento de 2016. Entretanto, em longo prazo, ela reforça a dependência do estado em soluções precárias e perpetua desequilíbrios estruturais significativos, bem como o fardo previdenciário que não para de crescer.” 



Barron's
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br