MULHERES PERDEM BRIGA ENVOLVENDO A IDADE DE APOSENTADORIA
Centenas de milhares de mulheres perderam a briga envolvendo a idade de aposentadoria após um importante membro do Partido Conservador classificar a demanda como “impossível sob o ponto de vista fiscal”.

Nesta semana, Stephen Crabb acabou com as esperanças de milhares de militantes - apesar de quase 200 mil mulheres terem assinado uma petição contra os planos do governo recentemente anunciados de elevar fortemente as idades de aposentadoria.

O novo Secretário do Trabalho e Previdência chegou a declarar que as mulheres só foram surpreendidas pela notícia porque “não estavam atentas ao que se passa ao seu redor, deixando de considerar a situação como um todo”.

As mulheres nascidas após abril de 1953 estão tendo sua idade de aposentadoria no sistema público aumentada em até 18 meses como parte do plano de elevá-la para 66 anos até 2020, igualando-a à idade masculina.

As mudanças foram aprovadas em 2011, mas milhares de mulheres queixam-se da falta de aviso prévio, “arruinando seu planejamento de aposentadoria”.  

Parlamentares realizaram intensos debates e o influente Comitê do Trabalho e Pensões afirmou que as 2,6 milhões de mulheres afetadas deveriam poder se aposentar mais cedo.

No entanto, Crabb, que substituiu Iain Duncan Smith, responsável pelo corte dos benefícios, declarou à comissão que não haveria retrocessos. “É simplesmente  impossível sob o ponto de vista fiscal”, disse ele.

“Acho irresponsável que algum membro da Câmara dos Deputados tente levar essas mulheres a acreditar que trata-se de uma decisão fácil de ser tomada. Quem pagaria por qualquer decisão de voltar atrás agora? Estaríamos pedindo aos jovens que carreguem um fardo tributário ainda mais pesado.”

Ele acrescentou: “Eu não vejo uma solução política viável para desfazer o mal às mulheres afetadas. Não pretendo rever as decisões que foram tomadas na última legislatura.”

A campanha “Mulheres Contra a Desigualdade na Pensão Estatal” (WASPI) reagiu, escrevendo na rede social Twitter: “Parece que @scrabbmp tomou uma decisão que afeta centenas de milhares de mulheres sem consultar #WASPI. A luta continua.”

O Secretário “sombra” do Trabalho e Previdência, Owen Smith, acrescentou: “Stephen Crabb tentou, mais uma vez, bater a porta na cara das mulheres que foram tão seriamente prejudicadas pelas reformas mal elaboradas do Partido Conservador”.

 “Há uma crescente pressão de todo o espectro político para que o governo dê ouvidos às reivindicações do Partido Trabalhista para proteger os mais vulneráveis. O novo secretário de Estado tenta lavar as mãos em relação ao assunto.”

Cerca de 2,6 milhões de mulheres nascidas na década de 50 deverão ser afetadas pelo aumento da idade da aposentadoria de acordo com pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados. Pelo menos 299 mil poderão estar sujeitas ao adiamento máximo de 18 meses da data de aposentadoria; outros 1,8 milhão terão que esperar ainda mais tempo para se aposentar, revela o levantamento.

O governo enviou correspondência a todas as mulheres afetadas depois que as mudanças foram aprovadas em 2011.

Crabb inflamou o debate ao sugerir que as que foram pegas de surpresa não estariam atentas aos acontecimentos à sua volta.

 “Eu entendo completamente as mulheres que foram surpreendidas pela mudança. Elas não tiveram acesso a todas as informações necessárias”, disse ele. “Imagino que a maioria das pessoas atravesse a vida sem pensar muito na sua renda de aposentadoria. Então, a menos que receba uma carta muito específica que diga: “Cara Sra. Jones, é assim que a sua idade de aposentadoria será afetada”, ela pode não tomar ciência do que está acontecendo ao seu redor.”

Mais de 100 parlamentares formaram um novo grupo para fazer campanha para as mulheres após as declarações de Crabb.

Do Partido Trabalhista, Andrew Gwynne, secretário do grupo, afirmou: “Não queremos culpar ninguém. Queremos apenas obter o melhor desfecho possível para essas mulheres, muitas das quais trabalharam duro e contribuíram para o sistema durante décadas.”

 “Espero que o novo Secretário do Trabalho e Previdência seja receptivo às nossas demandas e que em breve tenhamos a resposta que as mulheres do WASPI merecem.”



Mirror
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br