SISTEMA INDIANO PRESTES A ENTRAR NO MERCADO DE EMPRÉSTIMO DE TÍTULOS


O regulador indiano (Pension Fund Regulatory and Development Authority - PFRDA) está fazendo uma consulta pública sobre a possibilidade de o Sistema Previdenciário Nacional vir a participar do mercado de empréstimo de títulos.

De acordo com a proposta, o Sistema Previdenciário Nacional, com US$22 bilhões em ativos sob gestão, estaria autorizado a fazer o empréstimo de títulos através do sistema de contraparte central da Índia visando operações de venda a descoberto (short selling).

A PFRDA propôs que o Sistema Previdenciário Nacional utilize a câmara de compensação da Bolsa de Valores da Índia (National Stock Exchange of Índia - NSCCL), já que a NSCCL supervisiona a maior parte das operações de empréstimo e financiamento do país. A BOISL, parte integrante da BSE (Bombay Stock Exchange), também seria utilizada.

A NSCCL possui um livro de ofertas anônimo e funciona como um centro de compensação, liquidação e garantia para todos os empréstimos com duração de até 12 meses, de acordo com PFRDA.

O autor da proposta defendeu a ideia: “Os empréstimos oferecem retornos adicionais para carteiras ociosas. Portanto, se o investidor pretende manter essa carteira por um prazo mais longo, em curto prazo ele poderia emprestá-la, mediante demanda, obtendo retornos adicionais com as taxas de empréstimo, ciente de que a NSCCL/BOISL dará todas as garantias”.



SLT Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br