FUNDO DE PETRÓLEO DA NORUEGA NÃO ATINGE O BENCHMARK E OBTÉM RETORNO DE APENAS 0,1% NO TERCEIRO TRIMESTRE


O Government Pension Fund Global da Noruega obteve retorno de apenas 0,1% (€1,8 bilhão) no terceiro trimestre deste ano, com as ações e títulos apresentando desempenho inferior ao benchmark.

As condições econômicas e mercadológicas colaboraram para o mau resultado, embora o mesmo se deva, também, à própria estratégia do fundo.

Yngve Slyngstad, CEO da gestora Norges Bank Investment Management (NBIM), que gerencia os ativos do fundo, afirmou: “A crescente incerteza geopolítica em países vizinhos à União Europeia contribuiu para os retornos negativos das ações do continente.” Os dois primeiros trimestres de bons retornos foram seguidos por um terceiro semestre ‘neutro’, acrescentou o executivo.

 “Os EUA, por outro lado, ressurgiram como um motor de crescimento global, com as ações americanas produzindo retornos positivos”, declarou Slyngstad.

O desempenho ruim das ações europeias foi compensado pelos retornos positivos providos pelos investimentos em renda fixa do fundo. Entre julho e setembro, os investimentos em ações geraram retornos de -0,5%, ao passo que a renda fixa gerou 0,9%. Os investimentos em imóveis tiveram retornos de 1,5%.

Os fatores que mais contribuíram para o mau desempenho do fundo neste trimestre foram a concentração elevada em ações europeias e de small cap, bem como investimentos no segmento de bens ao consumidor, a baixa duration da renda fixa e os mercados de títulos emergentes, disse a NBIM. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br