A POLÔNIA VAI REDUZIR A IDADE MÍNIMA DE APOSENTADORIA?


A nova regra que visa reduzir a idade em que as pessoas se aposentam na Polônia pode entrar em vigor em janeiro de 2017, disse um ministro nesta quarta-feira.

“É realista afirmar que o projeto de lei (sobre a redução da idade de aposentadoria) pode vir a ser aprovado ainda este ano”, disse a ministra da Família, Trabalho e Políticas Sociais, Elżbieta Rafalska, ao canal Polsat News. “Uma possível data para que o projeto de lei entre em vigor é 1 de Janeiro de 2017”, acrescentou.

A redução da idade de aposentadoria foi um dos principais compromissos de campanha do Partido da Lei e da Justiça, que chegou ao poder nas eleições gerais de outubro ao prometer mudanças nas políticas econômicas e sociais.

O presidente Andrzej Duda apresentou um projeto de lei para reverter as reformas previdenciárias realizadas em 2012 pela Plataforma Cívica (PO), coalização que formou o governo anterior.

Duda quer que a idade de aposentadoria volte a ser de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. A PO havia introduzido a idade mínima de 67 anos para ambos os sexos.

O governo anterior, defensor de uma política econômica mais liberal, dizia que o aumento da idade de aposentadoria era inevitável, já que a Polônia enfrenta uma crise demográfica, com o número de aposentados devendo crescer proporcionalmente ao de pessoas em idade ativa. 



PAP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br