É HORA DE O INVESTIMENTO ÉTICO EVOLUIR


Por Stephen O'Neill

Ao longo dos últimos anos, as opções-padrão de planos CD tornaram-se mais diversificadas - primeiro ao investir mais em ações globais em detrimento dos mercados locais e, posteriormente, ao se voltarem para outras classes de ativos como títulos corporativos, imóveis e assim por diante.

Ao mesmo tempo, os chamados “fundos de pensão éticos” continuam sendo oferecidos sobretudo como uma única classe de ativos, isto é, ações éticas que carregam riscos significativamente maiores do que uma carteira mais diversificada. Contudo, é possível poupar respeitando-se os princípios éticos individuais sem abrir mão de retornos ou assumir mais riscos.

Há disponibilidade de opções de investimentos éticos diversificados, que refletem opções-padrão de investimento mais sofisticadas, incluindo-se a redução dos riscos na medida em que a aposentadoria se aproxima. Algumas entidades já têm se inspirado nas melhores práticas CD ao desenharem seus fundos éticos.

Ao agrupar alguns dos módulos disponíveis, que incluem desde ações éticas a títulos corporativos e fundos imobiliários gerenciados conforme critérios de sustentabilidade rigorosos, os participantes não precisarão mais abrir mão de retornos ajustados a riscos em favor de suas crenças individuais.

Envolvendo o participante

No entanto, a migração para fundos éticos mais diversificados e com gestão de risco aprimorada é apenas parte dessa história. Os investimentos éticos ainda são um nicho a ser mais bem explorado.

Há uma crença generalizada de que é preciso sacrificar algo - seja em termos de retorno, gestão de riscos ou ambos - quando se trata de investimentos éticos.

Também existe muita incerteza acerca do que seriam os investimentos éticos. As entidades e gestoras de ativos ainda hesitam em defini-los, ao passo que os investidores ainda veem com certa apreensão as promessas constantes em materiais publicitários.

A solução para esse dilema envolve diálogo e transparência. Ao realizar pesquisas a fim de obter um  feedback dos participantes e por à prova diferentes temas éticos, os planos podem desenvolver políticas éticas em relação às quais se sintam confiantes. Tais políticas poderão não estar alinhadas às crenças específicas de cada participante, limitando-se a refletir um consenso mais amplo.

Finalmente, garantir a transparência no sentido de como essa política ética está sendo aplicada, monitorada e transformada ao longo do tempo fará com que os participantes se sintam mais confiantes.

A inscrição automática está atraindo milhões de novos poupadores. Embora apenas uma pequena parcela tenha condições de decidir para onde vai o seu dinheiro e como ele será investido, aqueles que não desejam fazer escolhas merecem opções de investimento que se adéquem às suas crenças.

Stephen O'Neill é Analista Sênior de Pesquisa de Investimentos do fundo Nest.

 



Fonte: Pensions Expert
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br