QUASE METADE DOS ESPANHÓIS ACREDITA QUE NÃO TERÁ DIREITO A UMA PENSÃO


44,5% dos espanhóis acreditam que não receberão uma pensão do regime estatal na aposentadoria, revelou um estudo divulgado na quarta-feira. O nível de pessimismo é ainda maior (81,5%) quando a pergunta é se a pensão será suficiente para manter o padrão de vida da ativa.

 

O estudo, realizado pela Fundação Mapfre junto a 2.700 respondentes em toda a Espanha, indica que apenas um em cada três espanhóis poupa para a aposentadoria, o que se deve principalmente à falta de capacidade financeira.

 

Aqueles que conseguem poupar para a aposentadoria tendem a fazê-lo sobretudo por terem um plano de pensão ou seguro de aposentadoria (49,2%), contas correntes ou depósitos bancários (38,4%).


A poupança via a aquisição da casa própria foi citada por apenas 13% dos entrevistados do estudo, que também revela que os fundos de investimento ou ações negociadas em bolsa são minimamente utilizados.

 

Questionados se estariam dispostos a contribuir com parte do salário mensal para uma plano de Previdência Complementar, 43% dos entrevistados pela Mapfre afirmaram que sim, enquanto 23% disseram que não o fariam.

 

Quase seis em cada dez espanhóis disseram que os planos de pensão baseados no vínculo empregatício não deveriam ser obrigatórios, mas de adesão facultativa para o trabalhador.

 

Levando-se em conta que o beneficio médio na Espanha é hoje de 1.050 euros mensais, cerca de 60% dos consultados acreditam que receberão menos de 900 euros por mês, ao passo que 40% têm a expectativa de superar esse valor.

 

O estudo também revela que a maioria dos espanhóis gostaria de se aposentar aos 65 anos, porém mais da metade acredita que terá que continuar trabalhando, se aposentando entre os 66 e 70 anos.

 

No atual contexto de crescente envelhecimento da população e aumento do déficit da Previdência Social, o governo espanhol planeja uma reforma previdenciária que garanta a sustentabilidade do sistema. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br