UCRÂNIA APROVA REFORMA DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO COMO PARTE DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO FMI


O Parlamento da Ucrânia aprovou uma lei para reformar o sistema previdenciário do país, medida que integra o rol de exigências do programa de assistência financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

288 deputados, acima do número mínimo exigido de 226, votaram a favor dessa “decisão histórica”, que abre portas para um sistema previdenciário “mais justo”.

 

A nova lei destina-se a aprimorar a coleta de contribuições dos atuais trabalhadores via o pagamento de impostos, bem como aumentar gradualmente o montante mensal destinado ao pagamento das pensões.

 

Ao mesmo tempo, busca-se reduzir o déficit do sistema, que chega a 5 bilhões de dólares. O gasto previdenciário do governo ucraniano é de aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na Ucrânia existem cerca de 12 milhões de pensionistas, quase a mesma quantidade de indivíduos em idade ativa.  

 

A reforma também reduz as possibilidades de aposentadoria precoce, além de aumentar o número de anos de contribuição necessários para se ter acesso aos benefícios de aposentadoria.



El Economista
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br