SEIS MILHÕES POUPAM AUTOMATICAMENTE PARA A APOSENTADORIA


A última fase do programa de inscrição automática do governo teve a adesão de 95% das pequenas empresas.

No Reino Unido, todos os empregadores terão que oferecer um plano de pensão aos funcionários com idade superior a 22 anos e renda acima de £10.000 anuais.

A introdução do mecanismo é um processo gradual, com 66% dos trabalhadores já inscritos.

As últimas fases são vistas como as mais difíceis, já que envolvem a inscrição, em planos de aposentadoria, de profissionais como babás, cuidadores, encanadores e funcionários de pequenos estabelecimentos comerciais.

Isso significa que os empregadores que possuem apenas um ou dois funcionários terão que incluir alguma política previdenciária em seus contratos de trabalho. Esse grupo representa mais de um terço do total de pessoas abrangidas pelas regras de inscrição automática.

Os empregados poderão deixar os planos de pensão se assim o desejarem.

O sistema de inscrição automática foi introduzido em 2012 com o objetivo de garantir que os trabalhadores economizassem o suficiente para complementar os benefícios pagos pelo regime previdenciário estatal.

A implantação gradual do mecanismo levará anos para ser concluída, mas até agora os reguladores registram bons níveis de adesão por parte de empregadores e empregados, que contribuem para os planos.

“Os níveis de adesão alcançados condizem com as nossas melhores expectativas. Os níveis de poupança sofreram mudanças significativas, mas sabemos que ainda há muito a ser feito” disse Charles Counsell, diretor-executivo de Inscrição Automática do The Pensions Regulator (TPR).

 

“Totalmente inadequada”

Entre os desafios está a definição dos níveis contributivos, considerados insuficientes por alguns. Existe a preocupação de que os trabalhadores sintam-se confortáveis com os baixos níveis de contribuição, achando que assim estarão garantindo uma boa renda de aposentadoria, para posteriormente descobrirem que o beneficio não será suficiente para manter o padrão de vida almejado.

Novos dados do TPR mostram que a contribuição média dos empregadores é de 3% do salário anual do empregado.

Steve Webb, que foi ministro da Previdência na época em que o sistema foi criado e agora atua como diretor de Políticas da seguradora Royal London, afirmou que as taxas de contribuição são “totalmente inadequadas para proporcionar uma aposentadoria decente”.

 “O fato de as empresas contribuírem, em média, com apenas 3% dos salários demonstra o enorme desafio que teremos de enfrentar”, disse ele.

“O principal foco de revisão das políticas de inscrição automática em 2017 deve ser o de alcançarmos, o mais rapidamente possível, níveis contributivos realistas para empregadores e empregados. Sem isso, milhões de trabalhadores das próximas gerações simplesmente não poderão se dar luxo de se aposentar.”

As taxas mínimas de contribuição devem aumentar de 2% para 5% em abril de 2018, passando para 8% em abril de 2019.

Um porta-voz do Ministério do Trabalho e Previdência declarou: “Nós queríamos tornar o processo o mais fácil possível para as empresas, por isso tomamos a decisão de aumentar gradualmente os valores contributivos. Sabemos que as pessoas terão que poupar mais e esse assunto será tratado na revisão que faremos em 2017.”

Também há certa preocupação com alguns fundos que administram os planos voltados para as pequenas empresas, conforme revelou uma investigação da BBC.



BBC News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br