FUNDOS DE PENSÃO EMPREGAM ATÉ DUAS VEZES MAIS MULHERES QUE GESTORAS DE INVESTIMENTOS


Fundos de pensão e outros investidores institucionais empregam duas vezes mais indivíduos do sexo feminino do que as gestoras de ativos, confiando às mulheres cargos executivos importantes.  

As mulheres ocupam quase um quinto (19%) dos cargos executivos nas áreas de investimento de fundos de pensão, fundos soberanos e de dotação, revela pesquisa da empresa de serviços financeiros State Street. Nas gestoras de ativos, tal participação é de apenas 7%.

Mimmi Kheddache-Jendeby, analista sênior do Centro de Pesquisa da State Street, afirma que as gestoras de ativos tendem a “ter ideias equivocadas sobre a conduta das mulheres, levando-as a contratar homens para os cargos executivos.”  

“O estereótipo é de que o homem está mais disposto a tomar riscos, além de possuir um forte instinto de competição e ser mais resistente a situações de stress”, acrescenta a pesquisadora. As mulheres, em contrapartida, são vistas como menos habilitadas e mais frágeis.

A State Street planeja utilizar os dados apurados - os quais foram levantados a partir de consultas junto a 864 investidores de 19 países - para aprimorar suas próprias políticas de recrutamento e recursos humanos. Quase metade (48%) dos funcionários da empresa na Europa, África e Oriente Médio são mulheres, embora esse percentual caia para menos de 20% em se tratando de cargos executivos.  

No começo do ano, a publicação FTfm divulgou uma pesquisa que evidenciava a redução gradual do número de gestoras de carteiras nos EUA nos últimos seis anos a despeito dos esforços para promover a igualdade de gêneros.

Em função da baixa participação das mulheres em cargos executivos, as gestoras de ativos apresentam desvantagens sob o ponto de vista dos negócios, argumenta Kheddache-Jendeby, que já foi gestora de carteira do fundo AP2 sueco. “A indústria de gestão de ativos tende a fazer pouco caso da diversidade. Ainda há um longo caminho a se percorrer.”



Financial Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br