FUNDO DE PENSÃO DO CANADÁ ATINGE, PELA PRIMEIRA VEZ, A MARCA DE 200 BILHÕES EM ATIVOS

O Conselho de Investimento do Plano de Pensão do Canadá (Canada Pension Plan Investment Board - CPPIB), um dos maiores do mundo, registrou mais um trimestre de ótimos resultados, superando, pela primeira vez, a marca de CAD200 bilhões em ativos*. Em meio à comemoração, o CEO do conselho, Mark Wiseman, lamentou que o fundo não tenha sido mais agressivo quando o mercado estava em baixa.  

O CPPIB, que é um forte investidor global, obteve retornos brutos de 5,9% no terceiro trimestre do exercício, encerrado em 31 de dezembro de 2013. Com esse resultado, a rentabilidade média anual do CPPIB nos últimos 5 anos passou para 7,2%. 

Wiseman informou que o Plano de Pensão do Canadá teve um dos melhores desempenhos de sua história, graças, em parte, à performance excepcional das ações de oferta pública, bem como aos resultados bastante satisfatórios obtidos em outras classes de ativos, como investimentos privados e imobiliários. No entanto, ele diz que prefere se ater aos resultados de longo prazo, uma vez que “o horizonte de investimentos do fundo se estende por múltiplas gerações.”  

Diferente da maioria dos fundos de pensão, o enorme volume de recursos à disposição da entidade canadense lhe permitiu realizar transações ‘de peso’ durante a crise financeira de 2008/2009. As ‘apostas’ bem-sucedidas durante a crise fizeram com que os ativos líquidos do CPPIB atingissem o patamar recorde de CAD201.5 bilhões (US$183.57 bilhões) no terceiro trimestre, contra CAD192.8 bilhões no final do trimestre anterior.

O CPPIB deu início a um processo profundo de diversificação do portfólio em 2006. Desde então, os investimentos globais em ativos imobiliários e de infraestrutura impulsionaram as taxas de retorno do fundo, que já abriu escritórios em Londres, Nova York e Hong Kong. Em abril de 2014, será a vez de São Paulo. O escritório servirá como um ‘hub’ para os investimentos do CPPIB no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. O fundo já tem aproximadamente CAD5 bilhões em ativos na região.

O fundo canadense continuará atento a novas oportunidades de investimento em economias com alto crescimento, como as da América Latina, à medida que o acirramento da competição faz aumentar os preços em outros lugares. Contudo, seus gestores serão cautelosos ao selecionar novas posições, observa Wiseman, continuando a investir em áreas que, em longo prazo, deverão ter crescimento acima da média global.

No final de 2013, o portfólio do CPPIB era composto por 50,2% de renda variável, sendo 32% em ações de mercados públicos e 18% em private equity. A fatia da renda fixa é de 33,3%, e de ativos reais, 16,5%, dos quais 10,9% são alocados em imóveis e 5,6% em infraestrutura. 

Em entrevista recente, o CEO do CPPIB, Mark Wiseman, disse que o fundo deveria ter sido mais agressivo em seus negócios há cinco anos, tendo em vista a posterior recuperação dos mercados. “Deveríamos ter comprado mais ativos? Provavelmente, porque tudo que fizemos naquele período teve resultados incríveis.”

O Atuário-Chefe canadense diz que o Plano de Pensão do Canadá deve se manter sustentável pelos próximos 75 anos, levando-se em conta os atuais níveis contributivos, contanto que continue a obter taxas reais de retorno de 4% após inflação. O fundo afirma que a taxa de retorno média após inflação em dez anos é de 4,9%, estando, portanto, acima desse patamar. 
*1 dólar canadense = 2,20 reais, aproximadamente.




Reuters e The Globe and Mail
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br