Maior Fundo de Pensão do mundo eleva os salários de seus principais executivos


O Japan’s Government Pension Investment Fund (GPIF), o maior fundo de pensão do mundo, aumentará o salário de seu presidente em 64%, o qual deverá atingir a cifra de US$260,000 anuais (incluindo-se aí o salário, bônus e outras compensações), informou o diretor da área de planejamento do fundo, Shinichiro Mori. O aumento passa a valer a partir de março deste ano.

            O aumento dos salário deve ajudar o fundo de pensão a atrair gestores da iniciativa privada após a decisão de transferir mais de US$1,1 trilhões da renda fixa para ativos mais arriscados. Mesmo após o aumento, o maior executivo do fundo continuará recebendo cerca de 40% a menos que o CEO do California Public Employees’ Retirement System (CalPERS), o maior fundo público americano.

            “Em comparação aos padrões globais e levando-se em conta a responsabilidade inerente ao cargo, a quantia não é assim tão elevada”, afirmou Tetsuya Sakabe, diretor gerente da firma de recrutamento Kanae Associates Ltd, sediada em Tóquio. “O interessante é que eles decidiram aumentar o salário para um patamar que não venha a gerar muitas críticas por parte do público”, acrescenta.

            A atual presidente do GPIF, Takahiro Mitani, ex-executivo do Banco do Japão, já deu indícios que deverá deixar o cargo ao final de seu mandato de cinco anos, que se encerra em março.

A remuneração do CIO

            O Chief Investment Officer (CIO) do fundo, função recém-criada após a decisão de mudar a estratégia de investimentos em busca de maiores retornos, deverá receber cerca de 30 milhões de ienes anualmente, disse Mori. O cargo foi ocupado, neste mês, por Hiromichi Mizuno, ex-sócio da firma de private equity Coller Capital Ltd, com sede em Tóquio.  

            O Ministério da Saúde deu mais flexibilidade ao GPIF para pagar maiores salários aos seus principais executivos. O salário de presidente teve como parâmetro a remuneração de outras empresas públicas japonesas, ao passo que o de CIO teve como referência a iniciativa privada, respeitando-se, obviamente, o salário do CEO, explica Mori.

            O superintendente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, teve seu salário aumentado em 1,3% para 34,7 milhões de ienes.

Candidatos

            Yasuhiro Yonezawa, presidente do Comitê de Investimentos do GPIF, aproveitará um seminário da iniciativa privada a ser realizado na capital japonesa, no mês que vem, para recrutar gestores de recursos. Na ocasião, ele deve falar sobre as expectativas em termos de qualificação para os futuros candidatos a cargos no fundo de pensão.

            O GPIF está realocando seu ativos à medida em que o Primeiro Ministro Shinzo Abe tenta sair do atual cenário de deflação. O fundo colocará metade de seus ativos em renda variável e reduzirá a porcentagem de títulos públicos de 60% para 35% da carteira. 



Bloomberg
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br