FUNDOS DE PENSÃO E SEGURADORAS FORNECEM US$ 1 BILHÃO PARA EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO REINO UNIDO


Um consórcio formado por fundos de pensão e seguradoras forneceu £1 bilhão (1,13 bilhões de euros) em financiamento de dívida e equity para operadoras de trens do Reino Unido.

A iniciativa, que inclui recursos de fundos de pensão de autoridades locais do país e do braço de infraestrutura da seguradora Standard Life, financiará novos trens da Bombardier para as empresas FirstGroup e MTR.

Parte dos recursos está sendo provida pela GLIL Infrastructure, uma joint venture de infraestrutura de £1,27 bilhão criada pelo Greater Manchester Pension Fund (GMPF) e pela London Pension Fund Authority (LPFA). Merseyside Pension Fund, West Yorkshire Pension Fund e o Lancashire County Pension Fund são outros membros do GLIL. A SL Capital, que gerencia fundos de infraestrutura e faz parte da Standard Life, também está provendo fundos para a iniciativa.

A transação foi liderada pela Rock Rail, empresa criada pelo ex-chefe de infraestrutura da DLA Piper, Mark Swindell, para participar de licitações de grandes projetos ferroviários no Reino Unido.

O debt financing foi fornecido pela Aviva Investors (em nome da Aviva Life e da Pensions UK), Barings, LGIM Real Assets (em nome da Legal & General Assurance Society e outros investidores), MEAG Munich Ergo Asset Management, Rothesay Life, Scottish Widows, Standard Life Investments e Sun Life Assurance Company do Canadá.

A Rock Rail afirmou que a transação é a maior envolvendo material circulante  do Reino Unido, com toda a dívida sendo bancada por investidores institucionais.

A transação ocorre após um acordo semelhante, celebrado no ano passado, pela Rock Rail e o consórcio envolvendo a operadora de trens Abellio East Anglia.

Daniel Hobson, gerente sênior de investimentos da GMPF e membro do comitê de investimentos da GLIL, declarou: “Este projeto é um excelente exemplo de como os fundos de pensão podem trabalhar com o setor privado para ajudar a construir o futuro do Reino Unido”.

Além de beneficiar os usuários do transporte ferroviário, o investimento ajudará a prover retornos estáveis ​​para os fundos de pensão filiados ao GLIL em todo o país, acrescentou.

Dominic Helmsley, chefe de infraestrutura da SL Capital, afirmou: “Continuamos enxergando um potencial ainda maior em se tratando de provimento de funding competitivo para a rede ferroviária do Reino Unido ao mesmo tempo em que oferecemos investimento com características altamente desejáveis ​​para os nossos investidores”.



IPE Real Estate
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br