FUNDOS FINLANDESES DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO COM OS ACONTECIMENTOS NA UCRÂNIA


Dois dos maiores provedores de benefícios previdenciários da Finlândia expressaram preocupação com o impacto da crise política ucraniana sobre os investimentos.

 A Ilmarinen, companhia de seguros mútuos com €33bilhões em ativos, obteve retornos de 1,3% no primeiro trimestre do ano contra 2% no mesmo período de 2013. A empresa atribui os resultados à crescente incerteza dos mercados e à flutuação do valor das ações.

Timo Ritakallio, CIO da Ilmarinen, afirmou que o aumento do grau de insegurança nos mercados se deve às tensões políticas entre Rússia e Ucrânia, bem como ao desenrolar dos acontecimentos na China.

Ritakallio observou que somente 0,3% dos investimentos da companhia estão alocados na Rússia ou na Ucrânia e que os riscos associados a esses países já estavam altos antes do início da crise. Entretanto, ele salienta que as tensões podem vir a impactar as empresas listadas finlandesas, já que muitas delas se beneficiam do turismo e comércio russos.

A carteira de ações da Ilmarinen teve rentabilidade de 1,5% nos três primeiros meses do ano em comparação com 4,1% no primeiro trimestre de 2013. Em contrapartida, os investimentos em renda fixa e imóveis permaneceram praticamente inalterados no período.

A companhia de seguros mútuos Elo (€19 bilhões sob gestão), cujos retornos foram de 1,1% no primeiro trimestre, também afirmou, por meio de porta-voz, que a instabilidade na Ucrânia estaria afetando negativamente o mercado.

Os retornos da Elo assemelham-se aos da Ilmarinen, com o crescimento de 1,1% na carteira total de ações, apesar da rentabilidade do private equity (3,7%) e das ações não listadas (7.6%) ter sido mais elevada.



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br