COMO AS BAIXAS TAXAS DE JUROS ESTÃO DERRUBANDO OS FUNDOS DE PENSÃO CORPORATIVOS


O status de fundeamento e o nível das pensões nos Estados Unidos caminham para a direção errada. Apesar do mercado de ações crescente, um estudo do grupo BNY Mellon sinaliza que o nível de fundeamento das pensões corporativas americanas caiu para 90,1%. Por outro lado, os planos públicos, fundações e fundos de dotação tiveram resultados positivos em agosto. O principal fator em questão parece ser as taxas de juros incrivelmente baixas, que impedem os fundos de pensão de atingir suas metas.

Taxas de juros decrescentes levaram ao aumento dos passivos e diminuição dos níveis de fundeamento dos planos corporativos tradicionais em agosto. Ao mesmo tempo, o valor crescente dos ativos beneficiou os planos públicos, fundações e fundos de dotação.

O nível de fundeamento do planos corporativo tradicional caiu para 90,1% em agosto e os passivos cresceram 3,3%, superando a média de retorno dos ativos, que foi de 2,6%. Em dezembro de 2013, o nível de fundeamento era de 95,2%. O maior volume de passivos é resultado da taxa de desconto utilizada, baseada em títulos corporativos AA, que caiu para 4,11% no último mês. Os planos BD públicos superaram a meta em 1,3% à medida em que os ativos aumentaram 1,9%. Em relação ao ano passado, os planos públicos já superaram a meta em 7,6%.

Andrew D. Wozniak, chefe de soluções fiduciária da ISSG, explicou:

“Os investidores parecem estar divididos entre as preocupações com as tensões geopolíticas e o otimismo com a economia dos EUA. As preocupações geopolíticas resultaram em maior interesse no crédito corporativo e títulos públicos de longo prazo, fazendo cair as taxas de juros. Já o otimismo acerca da economia ajudou a aumentar os retornos das ações e outros papéis de maior risco.”

A ameaça das baixas taxas de juros sobre os fundos de pensão não é novidade. O movimento já havia prejudicado as companhias seguradoras em diversas ocasiões. Entretanto, muitos esperavam que as taxas se recuperariam, o que não deve acontecer até 2015. 



24/7Wall St
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br