FUNDO DE PENSÃO DO JAPÃO DEVE SUBSTITUIR PRESIDENTE POR UM CONSELHO


O fundo de pensão do Japão (US$1,1 trilhão sob gestão) deu mais um passo em direção à instalação de um conselho de diretores para substituir o atual sistema, no qual o presidente detém poderes absolutos.

Um grupo de trabalho liderado pelo ministério da Saúde dedicado a discutir a reforma do Government Pension Investment Fund (GPIF) se reuniu pela última vez hoje, em Tóquio, tendo concordado que o fundo deve ter um conselho responsável pela tomada de decisões sobre os investimentos.

A posição de Chief Executive Officer (CEO) também deve ser criada, afirmou o GT, que ainda não decidiu se o executivo deve integrar o conselho. As propostas do grupo de trabalho serão examinadas por outro comitê no âmbito do mesmo ministério, mas ainda não há prazos definidos.

“O GPIF está caminhando na direção correta,” afirma Kazuyuki Terao, CIO da Allianz Global Investors Japan Co. “As notícias são muito boas.”

A reforma da estrutura de governança do GPIF é o próximo passo da reformulação do fundo, conforme recomendado por um painel especial composto por estudiosos cuidadosamente selecionados pelo Primeiro Ministro Shinzo Abe. Em outubro, o fundo de pensão realizou a maior mudança em sua estratégia de investimento com base nas recomendações do painel.

Takatoshi Ito, professor do National Graduate Institute for Policy Studies, líder do referido painel, também participa do grupo de trabalho de governança. Ito e o ministro da Saúde Yasuhisa Shiozaki são contra a ideia de que uma única pessoa tome todas as decisões de investimento.

Takahiro Mitani, atual presidente do GPIF que planeja se aposentar em março, construiu sua carreira profissional em bancos centrais ao invés da área de investimentos. 



Bloomberg
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br