INTEL FECHARÁ PLANO DE PENSÃO "INSUSTENTÁVEL" DE FUNCIONÁRIOS MAIS ANTIGOS


A gigante da tecnologia Intel irá fechar um dos planos de pensão dos funcionários irlandeses nos próximos meses.


A filial irlandesa da empresa, a Intel Ireland, informou aos funcionários da fábrica de Leixlip por e-mail que a medida entrará em vigor a partir de 1º de julho.

 

No referido e-mail, o gerente geral da Intel na Irlanda, Eamonn Sinnott, disse que o atual plano de Benefício Definido do qual participam cerca de 2.500 funcionários é “insustentável”.

 

“Nossos custos com benefícios diretos aumentaram exponencialmente, passando de 5,6% em 2001 para 15,9% até o momento”, disse Sinnott.

 

Sinnott acrescentou que a empresa estaria “contribuindo com mais de US$ 100 milhões” (€ 94,3 milhões) para preservar os benefícios já acumulados pelos funcionários até o presente.

 

Os empregados filiados ao plano BD serão transferidos para um plano de Contribuição Definida em julho.

 

Os planos de Benefício Definido são aqueles em que o benefício final é calculado através de uma fórmula; ou seja, seu valor é conhecido antecipadamente.

 

Nos planos de Contribuição Definida, tanto o empregador quanto o empregado contribuem para um fundo de investimento que é utilizado para comprar uma pensão (ou anuidade) no ato da aposentadoria.

 

Embora os planos CD sejam intrinsecamente menos previsíveis do que os planos de Benefício Definido, tal mudança tornou-se “bastante comum entre as empresas” nos últimos anos de acordo com Jerry Moriarty, da Associação Irlandesa de Fundos de Pensão.

 

Os funcionários de Leixlip vêm sendo gradualmente informados sobre como a mudança afetará cada situação individualmente.  


O plano de Benefício Definido da Intel existe desde a chegada da empresa na Irlanda, há 28 anos. No entanto, ele já havia sido fechado a novos entrantes em 2012.

 

No ano passado, a Intel iniciou um processo de corte de 11% de seus quadros mundialmente, o equivalente a 12.000 postos de trabalho, movimento que resultou em cerca de 500 demissões na Irlanda. 



The Journal
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br