APOSENTADOS PROTESTAM CONTRA A PREVIDÊNCIA PRIVADA NO CHILE


Aposentados terão 2% de redução no valor das pensões embora os fundos correspondam a 60% do PIB do país.

Na última quinta-feira, os pensionistas chilenos marcharam em direção ao palácio La Moneda, na capital Santiago, para exigir o fim do sistema de previdência privada que irá diminuir os benefícios pagos aos aposentados.

Cerca de 400 pessoas protestaram contra o sistema previdenciário chileno criado na década de 80 durante a ditadura de Augusto Pinochet.

“No Chile, os idosos vivem em condições miseráveis, com os filhos tendo que cuidar dos pais, uma situação criada por um sistema perverso que enriquece as gestoras de benefícios e empobrece os participantes, que são forçados a adiar a aposentadoria”, declarou o Comitê de Provisão Pública, organizador do protesto.

Os idosos e suas famílias protestaram nas ruas de Santiago, reiterando o apelo para que os legisladores chilenos defendam os direitos dos trabalhadores.

O sistema de fundos de pensão é composto por instituições privadas que gerenciam a renda futura dos aposentados através de deduções mensais dos salários dos trabalhadores.

“Há muita incerteza em torno do sistema previdenciário chileno”, disse o parlamentar Marcos Espinosa. "É importante termos garantias quanto ao pagamento de benefícios a fim de que possamos ter uma aposentadoria tranquila.”  

Com o aumento da expectativa de vida, o sistema de fundos de pensão alterou as taxas de mortalidade a partir de 1º de julho. Os trabalhadores que se aposentam a partir dessa data receberão cerca de 2,1% a menos de beneficio.

A partir de julho, cerca de 10 mil pessoas se tornarão pensionistas, dos quais 52% são mulheres e 48% homens.

De acordo com a Fundação Sol, um dos mais importantes centros de estudos econômicos e sociais no Chile, 94% das mulheres e 87% dos homens aposentados recebem uma pensão mensal de US$ 231. O salário mínimo no Chile é de US$ 370.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse em maio que iria acelerar a criação de um sistema estatal de fundos de pensão.

“Esse sistema trará mais concorrência, custos administrativos menores e maior cobertura”, disse Bachelet.



Telesur
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br