FUNDO DE PENSÃO ESCOCÊS É CONSIDERADO LÍDER MUNDIAL NA LUTA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL


Um fundo de pensão municipal da Escócia foi classificado como um dos melhores do mundo no combate às mudanças climáticas.

O Strathclyde Pension Fund (SPF), que tem 200 mil participantes do setor público e privado, obteve a 34ª classificação num ranking global de detentores de ativos, 115 posições à frente da obtida no ano anterior.

O fundo agora se posiciona entre os maiores detentores de ativos do Reino Unido - e a pouca distância dos 5% mais avançados do mundo neste quesito.

A classificação foi concedida pelo Asset Owners Disclosure Project (AODP), projeto independente responsável pelo desenvolvimento de um sistema de informação para investidores institucionais que envolve a divulgação e gestão de riscos climáticos.

O sistema examina três áreas-chave: engajamento, para avaliar como os investidores influenciam a transição para uma economia de baixo carbono; risco, para que se saiba até que ponto os detentores de ativos estão mensurando o risco de mudanças climáticas das carteiras, e os investimentos em ativos de baixo carbono.

O presidente do fundo, Bailie Philip Braat, afirmou: “No nosso setor, o fundo Strathclyde é tido como um investidor ativo e engajado - acreditamos que podemos influenciar as pessoas positivamente”.

“Nós não cruzamos os braços nas assembleias gerais de acionistas. Trabalhamos em conjunto com outros investidores para colocar pressão sobre as diretorias executivas das empresas - seja para força-las a divulgar a sua pegada de carbono e reduzi-la se for o caso ou para que paguem aos trabalhadores um salário decente.”

 “Também fizemos uma série de investimentos significativos em energia renovável ao longo dos últimos anos, incluindo energia eólica onshore e offshore, energia solar e sistemas hídricos.”

Braat salientou, no entanto, que o SPF ainda pode fazer muito mais para combater o aquecimento global. “Ainda podemos fazer mais em termos de avaliação do impacto de carbono de nossos investimentos, intensificando o nosso engajamento junto às empresas que podem tomar medidas mais enfáticas.”



localgov.co.uk
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br