ESPECIALISTAS CLAMAM POR CORTES NA TAXA DE DESCONTO DE FUNDOS SUÍÇOS


A associação de atuários previdenciários da Suíça recomendou que o país mantenha a chamada technischer Zins – a taxa de desconto utilizada pelos Pensionskassen – em 3%.

Porém, muitos fundos de pensão do país já diminuíram as taxas de desconto - ou estão em processo de redução já a partir do ano que vem. Um exemplo é o fundo Publica (CHF 36 bilhões ou € 29,4 bilhões sob gestão), que pretende reduzir a taxa para 2,75% em algum momento ao longo de 2015.

De acordo com a consultoria suíça Complementa, três em cada quatro Pensionskassen já vêm utilizando uma taxa de 3% ou menos, sendo que alguns, como o Migros Pensionskasse (MPK), chegaram a baixá-la para 2,5%.

A consultoria Ppcmetrics diz esperar que o painel de especialistas formado pelo governo venha a adotar uma taxa de 2,5% nos próximos anos.

Em seus cálculos, a associação de atuários considerou a performance média de uma carteira benchmark em determinado período, cujos retornos são revistos ano após ano. Isso significa que o desempenho mais significativo observado na metade da década de 90 foi desconsiderado, acarretando numa média mais baixa. Um terço dos cálculos teve como base os títulos públicos suíços, cuja tendência atual é de baixa.

A expectativa da Ppcmetrics é que a associação recomende a diminuição da taxa para 2,75% no final de 2015, reduzindo-a para 2,5% dois anos mais tarde. Com uma taxa de desconto mais baixa, é possível que os fundos de pensão tenham de ajustar suas promessas em relação às taxas de conversão, conhecidas como Umwandlungssatz.

Entretanto, sem as mudanças planejadas do pacote de reformas Altersvorsorge 2020, alguns fundos menores que gerenciam apenas ativos obrigatórios poderão não ter a chance de ir além da taxa mínima de conversão, que atualmente é de 6,8%.  



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br