FUNDOS DE PENSÃO SE OPÕEM À REELEIÇÃO DE QUATRO CONSELHEIROS DA DUKE


O California Public Employees' Retirement System (Calpers) e os fundos de pensão da cidade de Nova York (New York City Pension Funds) estão pedindo aos acionistas da Duke Energy Corporation que votem contra a reeleição de quatro membros do conselho da companhia.

Os fundos acusam os quatro diretores de não cumprirem suas funções no comitê formado para supervisionar o cumprimento de padrões ambientais, de saúde e segurança. 

Um representante da Duke Energy afirmou que a companhia não se pronunciará a respeito do assunto.

Em carta, o Calpers e o controlador da cidade de Nova York, Scott M. Stringer, solicitaram que os acionistas não reelegessem G. Alex Bernhardt Sr., James B. Hyler Jr., James T. Rhodes e Carlos A. Saladrigas nas eleições anuais da companhia, marcadas para o dia 1º de maio.

A ação é consequência de um vazamento de cinzas de carvão no Rio Dan, na Carolina do Norte, ocorrido em fevereiro. Desde então, uma batalha judicial vem sendo travada entre a companhia, reguladores ambientais e o estado para atribuir responsabilidades, definir o tratamento aos danos naturais causados pelo acidente e proteger outras localidades que possuem fábricas que produzem cinzas de carvão.

Na carta, os fundos de pensão argumentam que a empresa já havia sido avisada dos riscos em potencial “por meio do trabalho de grupos ambientais que levaram a companhia aos tribunais em três ocasiões diferentes para que limpasse poços de cinzas similares em diferentes fábricas no estado da Carolina do Norte face ao alto risco de catástrofe.”

Os grupos ambientais também afirmam que os quatro diretores são membros de longa data do Comitê de Operações e Políticas da empresa sem que tenham qualquer experiência relevante na eliminação de resíduos perigosos, gestão ambiental e assuntos regulatórios. Os grupos também argumentam que “nenhum dos diretores possui conhecimentos específicos sobre a indústria de carvão, o que é altamente preocupante.”



Nasdaq
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br