FUNDOS DE PENSÃO SE UNEM À AÇÃO CONTRA O COMÉRCIO DE ALTA FREQUÊNCIA


Um grupo de fundos de pensão se uniu à cidade de Providence, do estado americano de Rhode Island, numa ação judicial que afirma que grandes bolsas de valores favoreceram traders de alta frequência, prejudicando outros investidores.

Os fundos de pensão, incluindo um de Boston e outro de Estocolmo, na Suécia, se uniram à ação iniciada pelo município de Providence em abril. O alvo são algumas das maiores bolsas de valores do mundo, como a New York Stock Exchange, Nasdaq e BATS Global Markets, bem como o banco de investimento Barclays, que opera uma firma de trading de ações privadas conhecida como ‘dark pool’.

A ação tem início num período de maior escrutínio dos traders de alta frequência, que utilizam programas de algoritmos para comprar e vender ações em milésimos de segundos. Nos últimos meses, os legisladores de Washington convocaram executivos da indústria financeira para prestar depoimento sobre o trading de alta frequência; a Securities and Exchange Commission ‘apertou’ sua investigação sobre tal prática e o Procurador Geral da cidade de Nova York decidiu processar o Barclays.

Os fundos de pensão e a cidade de Providence - que almejam dar à ação o status de ação coletiva - afirmam que as trocas favorecem os traders de alta frequência, “desviando bilhões de dólares anualmente de compradores e vendedores de papéis, gerando, assim, pagamentos ilegais.” O valor da indenização não foi divulgado.

O porta-voz dos réus, que inclui a bolsa de valores de Chicago, se recusou a falar com a imprensa.

As bolsas de valores oferecem uma série de serviços aos traders de alta frequência, incluindo feeds de dados detalhados, pedidos especiais e a capacidade de incluir servidores nos data centers. A ação argumenta que tais práticas “prejudicam outros investidores, colocando-os em posição de desvantagem”. 

Os serviços também colocaram os reguladores em alerta, sendo alvo de duras críticas por parte do Procurador-Geral da cidade de Nova York, em março deste ano. Em junho, a titular da S.E.C., Mary Jo White, também declarou que as bolsas de valores deveriam revisar seus processos e divulgar mais informações a respeito do uso dos feeds de dados detalhados.

Além da cidade de Providence, a ação inclui o Plumbers and Pipefitters National Pension Fund, de Alexandria, Virginia, o Employees’ Retirement System do governo das Ilhas Virgens, o State-Boston Retirement System e o Första AP-fonden, de Estocolmo. 



The Wall Street Journal
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br