MERCER DO CANADÁ FARÁ ELO ENTRE PLANOS DE PENSÃO E SEGURADORAS


A consultoria Mercer no Canadá está criando um novo sistema de cotação online que permitirá às empresas consultar, num só lugar, preços de anuidades de diferentes seguradoras para os seus planos de pensão. A ideia é fazer com que o acesso facilitado aos preços das anuidade ajude a diminuir a resistência que muitas empresas canadenses têm em adotar estratégias de compartilhamento de riscos para os planos previdenciários.

Jean-Philippe Provost, chefe da área previdenciária da Mercer no Canadá, disse que a consultoria fez um levantamento junto a empresas patrocinadoras a fim de descobrir porque muitas delas não lidam bem com a ideia de recorrer às anuidades para cobrir os riscos dos planos de pensão, estratégia que se mostra muito mais popular nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Muitos respondentes alegam que as negociações envolvendo as anuidades são complexas e que é difícil comparar preços no ainda incipiente mercado canadense. “Os respondentes disseram que as cotações consomem muito tempo e que os preços são pouco transparentes”, afirma Provost. “Trata-se de um caminho difícil de ser percorrido, pois há muita nebulosidade no mercado.”

A Mercer estima que as empresas canadenses possuem um total de US$ 1,4 trilhão em obrigações previdenciárias, mas apenas US$ 20 bilhões, ou menos de 1,5% desse montante, são cobertos contra riscos de investimento ou longevidade via anuidades ou total transferência dos passivos para seguradoras.

As anuidades são produtos de investimento que as empresas utilizam para se protegerem de riscos característicos das obrigações previdenciárias, tais como a volatilidade nos investimentos ou aumentos na expectativa de vida. As empresas que utilizam tais estratégias continuam sendo responsáveis ​​pelos planos de pensão, devendo garantir o pagamento dos benefícios devidos.

O compartilhamento de riscos teve seu ponto alto em 2015, quando as transações totalizaram US$ 7,5 bilhões, incluindo-se aí a cobertura de seguro no valor de US$ 5 bilhões contratada pela Bell Canada para cobrir o risco de os participantes de seu plano viverem mais do que o projetado. Do volume restante, parcela significativa é atribuída a dois grandes contratos, assinados em dezembro e anunciados nesta semana, envolvendo duas empresas não identificadas que se uniram para comprar US$ 530 milhões em anuidades, um buy-in que transfere os riscos de investimento, longevidade e inflação dos planos de pensão à seguradora Sun Life Financial Inc.

Provost disse que outros negócios menores vêm sendo fechados, com valor médio de US$ 20 milhões cada um, mas a maioria das empresas ainda está “em cima do muro”.

O executivo afirmou as empresas com planos de pensão de pequeno porte, em especial, consideram as anuidades complexas e onerosas, e que as seguradoras utilizam termos e impõem condições que dificultam a comparação de preços. Alguns patrocinadores também declararam que os preços sofreram alterações entre a data da cotação e o momento em que decidiram fechar negócio.

Provost argumenta que o novo projeto da Mercer é comparável ao website Priceline, que concede descontos e cota preços de pacotes de viagens. As empresas poderão postar informações sobre o tipo de negócio que estão procurando, e as seguradoras oferecerão estimativas de preço, facilitando o processo de pesquisa das patrocinadoras. “Acreditamos que o projeto será um divisor de águas”, diz Provost. “Estamos confiantes de que o volume de transações aumentará rapidamente sem demandar muito tempo de nossos cliente.”

Ele informou que a Mercer tem conversado com várias seguradoras que demonstram interesse em participar. Segundo o executivo, o sistema ajudará a alavancar transações similares à que foi anunciada na última terça-feira envolvendo duas empresas que se uniram para garantir melhores preços.

“Uma vez que os dados estejam na plataforma, passa a ser nossa responsabilidade, e da seguradora, trabalhar em conjunto para oferecermos um arranjo para os passivos que beneficie ao máximo os nossos clientes.”

O mercado de anuidade canadense tem grande potencial de crescimento se as empresas se acostumarem com esse tipo de negócio, embora os analistas argumentem que tal mercado é limitado em termos de volumes de transações.

Apesar de haver cerca de US$ 1,4 trilhão em obrigações previdenciárias no Canadá, o analista de seguros Tom MacKinnon, da BMO Nesbitt Burns, estima em cerca de US$ 600 bilhões o montante a ser dedicado pelas patrocinadoras às transações com anuidades. No entanto, MacKinnon disse que, atualmente, o mercado não tem condições de absorver essa demanda.

Novas transações envolvem reservas de capital, algo em torno de US$ 60 bilhões em capital novo para dar suporte a US$ 600 bilhões em vendas de anuidades. As quatro maiores seguradoras de capital aberto do Canadá possuem cerca de US$ 6 bilhões em capital excedente, de forma que o crescimento do mercado “certamente levaria muito tempo”.

A Mercer informa que cobrará taxas dos clientes que utilizam o serviço, mas que não serão aceitas comissões das seguradoras, garantindo a independência das operações. 



The Globe and Mail
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