EX-CEO DO CALPERS VAI PARA A PRISÃO POR SUBORNO


Na última terça-feira, um ex-diretor do Calpers, maior fundo de pensão público dos EUA, foi condenado por um juiz federal de São Francisco a 4 anos e meio de prisão por suborno.

Federico Buenrostro, que foi CEO do California Public Employees’ Retirement System de 2002 a 2008, já havia admitido ter aceito presentes, viagens e outros benefícios totalizando aproximadamente US$ 200 mil.

Em comunicado divulgado na terça, o presidente do Conselho de Administração do Calpers, Rob Feckner, expressou alívio afirmando que “a saga havia chegado ao fim. Somos guardiões de um truste sagrado e, como tal, nunca devemos buscar ganhos pessoais”.

O fundo de pensão vem incorporando uma série de medidas críticas desde 2009 para fortalecer os controles internos e a gestão de riscos, aprimorar a sua prestação de contas e aumentar seus níveis de transparência.

“Este capítulo de nossa história agora faz parte do passado. O Calpers ressurge como uma organização mais forte e dinâmica”, disse a atual CEO do fundo, Anne Stausboll.

Os promotores afirmaram que Buenrostro se envolveu num esquema com Alfred J. Villalobos, ex-membro do conselho da entidade que mais tarde trabalhou como uma espécie de corretor que pleiteava investimentos junto a fundos de pensão públicos.

Em 2014, Buenrostro se declarou culpado de suborno e fraude numa ação federal. Villalobos, que também enfrentou acusações federais de corrupção, morreu em 2015. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br