APOSENTADOS SACAM £1,8 BILHÃO DAS POUPANÇAS DE APOSENTADORIA


Os aposentados sacaram mais de £1,8 bilhão de suas poupanças previdenciárias desde que as novas regras, mais flexíveis, entraram em vigor em abril último. A informação é da Association of British Insurers (ABI), órgão que representa os provedores de planos de benefícios no Reino Unido.

As reformas passaram a permitir que os poupadores com mais de 55 anos sacassem, de uma só vez, o saldo acumulado nas contas CD, isentando-os, ainda, da compra de uma anuidade, conforme definiam as regras anteriores.

A informação foi divulgada 100 dias após as novas regras entraram em vigor. Nesse período, 250 mil pagamentos foram feitos a pensionistas.

“A notícia confirma que dezenas de milhares de pessoas estão acessando a sua poupança, conforme planejado. Diante disso, a indústria, como um todo, tem lidado com o desafio de dar aos seus clientes o que eles de fato desejam”, afirma Yvonne Braun, diretora da ABI para Políticas de Poupança em Longo Prazo.

“Passados somente três meses da maior reforma previdenciária da atual geração, a qual foi introduzida num intervalo pequeno, de apenas um ano, alguns assuntos ainda merecem aprimoramento, como a questão da assessoria financeira”, complementa.

Os números divulgados pela ABI sugerem que as autoridades podem ter subestimado o aproveitamento das novas regras. Na semana passada, o governo informou que mais de 85 mil pessoas haviam tirado proveito das novas “liberdades” desde que as mesmas entraram em vigor. A ABI argumenta que o total de pagamentos feitos até o momento (250 mil) pode ser resultado de múltiplos saques realizados pelo público-alvo das reformas.

A ABI relatou que em pouco mais de dois meses houve 65 mil saques na forma de pecúlio, totalizando £1bilhão. O saque médio foi de £15.500. Outros £800 milhões foram retirados dos fundos de pensão via 170 mil saques programados; nesses casos, o saldo de conta permanece investido.  

Os números indicam que os consumidores têm optado por saques programados em detrimento das anuidades que, em geral, são adquiridas na aposentadoria e garantem uma renda vitalícia segura. No período, foram comercializados 10.300 produtos de saques programados (total de £720 milhões) e 11.300 anuidades (£630 milhões). Em 2013, antes das novas regras serem anunciadas, cerca de 350 mil anuidades foram vendidas.

A ABI revelou que 45% dos indivíduos que adquiriram uma anuidade o fizeram de um provedor diferente daquele responsável pela gestão da poupança previdenciária. Entre os que adquiriram produtos envolvendo saques programados, 52% pesquisaram o mercado antes de decidir pelo provedor.



Financial Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br