SUÉCIA DEVE REVISAR CUSTOS E OPÇÕES DE FUNDOS EM SISTEMA DE "PENSÕES PRÊMIO"


A Suécia deve revisar o sistema de Pensões Prêmio (PPM), pilar capitalizado de Contribuição Definida que compõe o sistema estatal de provimento de benefícios de aposentadoria. Um relatório deverá ser elaborado com o intuito de avaliar se o número de fundos disponíveis - que hoje está na casa das centenas - deveria ser reduzido para apenas dez opções.

O Pensionsgruppen – grupo interpartidário que estuda alternativas de reforma previdenciária - informou ter dado o aval para que estudos mais detalhados fossem realizados acerca das duas opções elencadas num relatório publicado no ano passado.

O relatório em questão defendia que se o sistema estatal permanecesse inalterado, a liberdade de escolha dos participantes seria resguardada. Entretanto, o documento recomendou que os poupadores reafirmassem a sua escolha de fundo num sistema que possui mais de 800 opções de investimento disponíveis.

A proposta mais radical, que consiste em limitar as opções de investimentos a 10 fundos coordenados com a opção de investimento padrão Såfa, do AP7, também deve ser avaliada.

Embora o governo ainda necessite estabelecer, de forma mais precisa, os critérios de revisão do PPM, o Pensionsgruppen adiantou que avaliará diferentes alternativas de aprimoramento do sistema CD.

Os estudos deverão abranger a análise de obstáculos legais que se impõem à implantação de diferentes mudanças, incluindo a possibilidade da Agência Previdenciária Sueca (Pensionsmyndigheten) divulgar o fundo AP7 Såfa como a melhor opção de investimentos àqueles como pouco ou nenhum conhecimento financeiro.

Além disso, a comissão considera limitar o número de opções de fundos disponíveis aos poupadores, bem como examinar mecanismos que possam fazer com que o mercado de fundos do PPM se torne mais transparente. Por fim, o colegiado pretende examinar a viabilidade de estipular taxas aos participantes conforme o uso que fizerem do mercado de fundos. 

O porta-voz do ministro da Previdência Social Ulf Kristersson, que preside o Pensionsgruppen, informou ainda que haverá um prazo para a entrega de um novo relatório. O porta-voz acrescentou que nenhuma decisão ainda foi tomada a respeito de quem comandará a investigação. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br