GRANDES FUNDOS HOLANDESES ALERTAM SOBRE CORTE NOS BENEFÍCIOS


Os dois maiores fundos de pensão da Holanda poderão ser obrigados a cortar benefícios no próximo ano, uma vez que seus ativos caíram para patamares inferiores aos requeridos pelo Banco Central do país.

O ABP, fundo de pensão dos funcionários públicos e uma das maiores  fundações do mundo, bem como o fundo de pensão dos profissionais de saúde, o Zorg & Welzijn (PFZW), alertaram sobre tal possibilidade durante apresentação, na semana passada, de seus resultados financeiros bimestrais. 

“Embora não seja necessário fazer cortes nos benefícios neste ano, é cada vez maior a probabilidade de que isso venha a acontecer em 2017”, afirmou Corien Wortmann-Kool, do ABP. “2016 teve um início turbulento, com muita inquietação nos mercados financeiros de todo o mundo e taxas de juros em queda”, acrescentou.

Risco

“Queremos alertar os nossos participantes sobre esse risco, que é real”, disse Peter Borgdorff, do PFZW. “Se no resto do ano houver estabilidade, não teremos problemas. Mas se entrarmos numa espiral negativa, pode ser que os benefícios tenham que ser cortados.”

Ambos os fundos possuem, no momento, níveis de fundeamento pouco acima de 100%, mas o patamar mínimo estipulado pelo Banco Central é 104%. Ao cortar benefícios, as fundações podem trazer seus ativos de volta a níveis aceitáveis.

 



Dutch News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br