BCE EXIGIRÁ MAIS INFORMAÇÕES DOS FUNDOS DE PENSÃO


O Banco Central Europeu exigirá que os fundos de pensão da zona do euro divulguem dados mais detalhados sobre suas operações sob o argumento de que não dispõe de visibilidade adequada sobre um setor vital para a disseminação de políticas monetárias.

Com 50 milhões de clientes e 2,5 trilhões de euros (US$ 2,9 trilhões) em ativos, os fundos de pensão estão entre os maiores investidores e também entre os que mais crescem.

Isso os torna vitais para o BCE ao avaliar o sucesso de suas políticas, particularmente em um período de taxas de juros ultrabaixas, em que poupadores duvidam da capacidade dos fundos de gerar recursos suficientes para a sua aposentadoria.

“As atuais lacunas nos dados disponíveis e a falta de comparabilidade entre países dificultam uma compreensão mais ampla do papel do setor em se tratando da transmissão de políticas monetárias, fluxos de caixa e riscos associados às obrigações previdenciárias”, disse o BCE.

De acordo com um conjunto de diretrizes que ainda será alvo de consulta junto à indústria, o BCE solicitará aos grandes fundos que comecem a fornecer informações de forma padronizada, ampliando, também, o disclosure junto ao público.

Os fundos, excluindo-se aqueles criados por corporações ou instituições de crédito, terão que listar cada operação realizada, fornecendo dados sobre ativos e passivos discriminados por setor econômico, maturidade e localização geográfica.

“Isso nos ajudará a entender melhor o seu papel dentro do contexto da política monetária, porque nós... veremos não apenas como as ações estão mudando, mas o que os fundos estão comprando ou vendendo, ou seja, como reagem à nossa política monetária”, afirma Aurel Schubert, chefe da Divisão de Estatística do BCE.

Dado o custo adicional trazido pelas novas regras, os bancos centrais nacionais poderão dispensar alguns fundos das exigências, em especial aqueles com menos de 10 milhões de euros em ativos ou abaixo de 100 participantes. No entanto, cada país deverá cobrir ao menos 80% a 85% do setor.

As novas regras devem atingir entre 1.500 a 2.000 fundos, disse o BCE. O novo conjunto de dados trimestrais começará a ser coletado a partir de 2019. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br