BDA SUGERE REFORMAS PARA ASSEGURAR PENSÕES ADEQUADAS E SUSTENTÁVEIS NA REGIÃO DO PACÍFICO


O envelhecimento da população e a queda na receita resultante de baixos níveis de emprego formal estão colocando forte pressão sobre os sistemas previdenciários dos países da região do Pacífico. Essa foi a principal mensagem deixada por palestrantes de um workshop organizado com o apoio do Banco de Desenvolvimento da Ásia (BDA) em 2 de novembro.

“Nos países insulares do Pacífico, os sistemas previdenciários vêm administrando a transição entre as redes informais de apoio financeiro na velhice e os modelos nacionais capitalizados; ainda assim, esses sistemas muitas vezes não alcançam os beneficiários, pagam benefícios de valor inadequado ou o fazem de forma pouco sustentável”, diz Ganeshan Wignaraja, assessor do departamento de Pesquisa Econômica e Cooperação Regional do BDA. “O aumento da idade de aposentadoria, o incentivo à previdência privada e a adoção de regulações mais robustas podem ajudar a lidar com esses desafios.”

O workshop, intitulado “O fortalecimento dos regimes previdenciários e coberturas de saúde no Pacífico”, foi organizado pelo BDA e pelo Fundo Nacional de Previdência de Fiji (FNPF). O encontro visa à identificação de políticas a serem adotadas pelos países da região a fim de que possam preservar e expandir os sistemas de aposentadoria.

As apresentações realizadas durante o evento abordaram, entre outros temas, as reformas realizadas em 2011-2012 para garantir a sustentabilidade do FNPF, bem como as lições que podem ser assimiladas pelos demais países da região.

O workshop também se dedicou a analisar os méritos da oferta de outros benefícios aos participantes de fundos de pensão, como seguro de saúde e empréstimos. As implicações da oferta de tais serviços foram discutidas e contrastadas com as tendências observadas em países desenvolvidos, onde os fundos de pensão tendem a se concentrar exclusivamente em produtos previdenciários.



The Financial
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br