TRÊS FUNDOS DE PENSÃO PROCESSAM SEIS GRANDES BANCOS DEVIDO AO EMPRÉSTIMO DE AÇÕES


Três fundos de pensão públicos estão processando seis bancos de Wall Street sob a alegação de que eles cobraram taxas excessivas dos investidores no chamado “mercado de empréstimo de ações”.

A ação foi iniciada pelo Sistema de Aposentadoria dos Empregados Públicos de Iowa (Iowa Public Employees' Retirement System), o Sistema de Aposentadoria dos Funcionários do Condado de Orange (Orange County Employees Retirement System) e a Associação de Aposentadoria dos Empregados do Condado de Sonoma (Sonoma County Employees' Retirement Association). Os alvos do processo são os bancos Goldman Sachs, JPMorgan Chase, UBS, Credit Suisse, Morgan Stanley e Bank of America.

No processo, os reclamantes afirmam que os seis bancos sobretaxaram os investidores que fizeram empréstimos de ações de empresas, particularmente em estratégias de investimento como o “short-selling”. Ele argumentam que os bancos entraram num acordo para evitar a concorrência no mercado de ações a fim de manter os preços elevados.

Bank of America, JPMorgan, UBS, Credit Suisse e Morgan Stanley recusaram-se a comentar. Já o Goldman Sachs disse que não teria nada a falar num primeiro momento.  



ABC News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br