FUNDOS DE PENSÃO SUÍÇOS CONFIRMAM APORTE DE CHF300 MILHÕES EM FUNDO DE INFRAESTRUTURA


Cinco dos maiores fundos de pensão da Suíça estão investindo CHF300 milhões (€247 milhões) em um novo fundo de infraestrutura que pretende investir um terço de seu capital nacionalmente.

Gestores do fundo, lançado pela fundação sem fins lucrativos IST Investment Foundation, afirmaram que já captaram recursos dos fundos de pensão Migros Pensionskasse (MPK), com patrimônio de CHF 20 bilhões, e Luzerner Pensionskasse, voltado para os empregados do cantão, que possui CHF5,9 bilhões em ativos.   

O PKE, fundo de pensão dos empregados do setor energético (CHF 4,7 bilhões sob gestão), bem como os fundos da gigante farmacêutica Roche e da varejista Manor, também aportaram recursos ao fundo.

O IST disse em nota que o fundo IST3 Infrastruktur Global tem como foco ativos dos países membros da OCDE, com uma tendência de 30% a favor da Suíça.

A nota informa ainda que o fundo levará em consideração aspectos ambientais, sociais e de governança, não havendo exposição a energia nuclear, prisões ou investimento em projetos militares. Ao invés disso, os investimentos serão voltados para ativos dos setores de energia, transportes, comunicação e infraestrutura social com o propósito de obtenção de retornos atrelados à inflação.

O diretor do fundo, Markus Anliker, informou que o comitê de investimentos, composto por seis membros, será ocupado por representantes do setor de fundos de pensão e de infraestrutura.

Christian Stark, do MPK, presidirá o conselho, tendo como companheiros a fundadora da empresa B Capital Partners, Barbara Weber, Peter Voser, do fundo de pensão Aargauische Pensionskasse, Michael Ryan, CEO da Dalmore Capital, gestora que administra a plataforma de infraestrutura criada pela Associação Nacional de Fundos de Pensão do Reino Unido, Jeffrey Parker, ex-assessor de infraestrutura da Ernst & Young, e Martin Rey.

Anliker afirmou que o fundo irá se concentrar em investimentos brownfield e mercados secundários durante a fase de crescimento. “No futuro pretendemos investir diretamente. Esse é o objetivo.”  



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br