AGÊNCIAS DE INVESTIMENTO IRÃO GERENCIAR FUNDOS DE PENSÃO DE SETE REGIÕES


O governo central chinês permitiu que fundos de pensão de sete províncias e cidades, no valor de 360 ​​bilhões de yuanes (US$ 52,4 bilhões), sejam administrados por empresas de investimento na medida em que busca tratar do envelhecimento populacional e da potencial falta de recursos para fazer frente aos benefícios previdenciários.

Na segunda-feira, Wang Zhongmin, vice-presidente do Conselho Nacional do Fundo de Previdência Social (National Council for Social Security Fund - NCSSF), disse que o NCSSF administrará os fundos em nome de sete governos locais, incluindo Pequim e Xangai.

Citando fontes familiarizadas com o assunto, veículos de comunicação afirmam que os fundos de pensão deverão entrar no mercado de ações já neste mês. Wang disse ainda que não há uma “janela de compra” para o NCSSF no mercado acionário.

Atualmente, é aplicado um teto de 30% do total dos ativos de fundos de pensão para investimentos no mercado de ações.

Questionado sobre o montante de ativos a ser alocados em renda variável em outros países, Wang disse que isso dependerá de regulamentação do governo central.

Cerca de 9% do fundo NCSSF encontra-se investido em ativos estrangeiros. Atualmente, os fundos de pensão só têm autorização para investir em depósitos bancários de baixo rendimento e títulos soberanos.

De acordo com dados divulgados pelo governo, o valor total dos fundos de pensão do país chegou a 3,99 trilhões de yuanes no final de 2015.

Jin Weigang, diretor do Instituto de Pesquisa de Previdência Social, disse que confiar os ativos dos fundos de pensão a firmas de investimento é uma medida positiva no sentido de garantir o crescimento sustentável da cobertura previdenciária.

“Os 360 bilhões de yuanes que entrarão no mercado inicialmente  correspondem a menos de 10% do valor total dos fundos. O governo deve expandir gradualmente esse montante e fazer dos retornos sobre os investimentos uma fonte sustentável de crescimento para os fundos de pensão do país”, disse Weigang. 



China Daily
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br