FUNDOS DE PENSÃO DA UNILEVER FORTALECEM TENDÊNCIA A FAVOR DOS APFS
O Progress e o Forward, planos de pensão da Unilever na Holanda, afirmaram que se unirão ao novo Fundo de Pensão Geral (General Pension Fund - APF) da companhia a partir do dia 1º de julho.

De acordo com um porta-voz, a finalidade principal do APF é reduzir os custos do Progress, programa de Beneficio Definido com €6 bilhões de ativos sob gestão fechado a novos participantes no final de 2014, e do Forward, o novo plano CD Coletivo da empresa. O representante da Unilever afirmou ser “improvável” que o novo APF da companhia venha a administrar benefícios para outros empregadores.

Até o momento, os planos da Unilever são os únicos a se aventurarem na criação de um APF na Holanda.

Recentemente, porém, os fundos de pensão de três empresas do setor financeiro, incluindo o plano do Banco KAS, anunciaram a intenção de lançar um APF conjunto após terem concluído que os “fundos gerais” criados pelas seguradoras tendem a custar muito menos.

Embora o APF tenha sido concebido como uma solução para os fundos de pensão que almejam reduzir custos e elevar os níveis de expertise dos conselhos, os pedidos de licença para operá-los foram quase que exclusivamente feitos por seguradoras.

As seguradoras Aegon, ASR, Centraal Beheer, Delta Lloyd e Nationale-Nederlanden (NN) já revelaram planos de criar APFs. Aegon, Centraal Beheer e NN disseram que seu APF irá cooperar com os atuais gestores de benefícios: TKP, Syntrus Achmea e AZL.

No mês passado, a PGGM, administradora de benefícios e gestora de ativos (€182 bilhões) do plano de pensão dos trabalhadores do setor de saúde, o PFZW, também fez o pedido de licença. Em sua página eletrônica, a PGGM declarou ter como alvo os fundos de pensão de pequenas empresas.

O regulador financeiro holandês deve emitir as primeiras licenças nas próximas semanas. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br