GPIF RECORRERÁ A INVESTIMENTOS ESPECULATIVOS


A fim de melhorar a sua performance, o Government Pension Investment Fund (GPIF) japonês começará a comprar títulos “junk” estrangeiros de alta rentabilidade.

O maior fundo de pensão do mundo divulgou recentemente quais serão as gestoras responsáveis por oito categorias de investimentos ativos em dívida estrangeira. O GPIF administra cerca de US$1,15 trilhão em ativos.

O fundo já havia começado a adquirir títulos públicos de economias emergentes. O plano é diversificar ao máximo o portfólio via a contratação de diferentes gestoras de ativos. O GPIF espera obter retornos superiores a 5% em títulos com classificação BB ou inferior.

A rentabilidade de longo prazo do fundo caiu para 0,3% desde que o Banco do Japão adotou medidas adicionais de “quantitative easing” no ano passado, gerando um ambiente de investimento complicado para a entidade.

Em outubro de 2014, o GPIF decidiu diversificar sua carteira, predominantemente baseada em títulos do governo japonês. O fundo tem como meta alocar 15% do portfólio em títulos estrangeiros.



Nikkei Asian Review
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br