FUNDOS DE PENSÃO PRESSIONAM BP E SHELL EM RELAÇÃO A MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Um grupo de cerca de cento e cinquenta dos principais investidores da BP, dentre eles alguns dos maiores fundos de pensão no país, redigiu uma resolução que obrigará o gigante petrolífero a ser mais transparente em relação aos riscos associados às mudanças climáticas.

Os investidores, que formaram a aliança “Aiming for A”, já haviam produzido uma resolução similar que foi entregue à Shell no mês passado.

Os acionistas votarão as resoluções durante as assembleias gerais de ambas as empresas, as quais deverão ser realizadas na primavera.

As resoluções exigirão que as companhias façam testes de stress para avaliar sua aderência às propostas das Nações Unidas para limitar o aquecimento global, alterem seus sistemas de bônus a fim de remover incentivos à criação de planos de negócios que possam afetar o clima, além de se comprometerem a diminuir suas emissões, investir em tecnologias renováveis e deixar claro a forma como as suas políticas públicas lidam com os riscos de mudanças climáticas.

Entre os signatários da resolução estão fundos de pensão de governos locais, fundos de pensão estrangeiros, grupos de caridade e investidores ligados a igrejas. 

O grupo de investidores ShareAction ajudou a redigir a resolução. A CEO do grupo, Catherine Howarth, afirmou: “A iniciativa desses investidores junto à BP e à Shell é muito bem vinda tendo em vista que este é um ano crucial para a diplomacia e para as decisões relacionadas às mudanças climáticas.” 

“Milhões de poupadores irão querer que os seus fundos de pensão apoiem esse tipo de iniciativa, demonstrando, assim, um verdadeiro comprometimento com a proteção dos participantes no que diz respeito aos riscos climáticos.”



Money Marketing
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br